Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MG: Covid matou 21 crianças de 5 a 11 anos e levou 110 para UTIs

Coronavírus infectou, em média, 33 crianças dessa faixa etária a cada dia no estado; vacinação começa nos próximos dias

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Vacina para crianças tem dosagem diferente
Vacina para crianças tem dosagem diferente Vacina para crianças tem dosagem diferente

Vinte e uma crianças de 5 a 11 anos morreram vítimas da Covid-19 em Minas Gerais desde o início da pandemia. Nesse período, 110 garotos e garotas da faixa etária que começará a ser vacinada nos próximos dias contraíram a forma grave da doença no estado e precisaram ser internados em UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo).

Os dados são de levantamento feito pelo R7 no Portal da Transparência do Registro Civil, no Recivil (Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais) e no sistema do governo de Minas para monitoramento do coronavírus.

Os números indicam que os cartórios de registro civil de todo o Brasil registraram 324 óbitos causados pelo vírus nesse grupo, sendo que 6,5% das notificações foram feitas em Minas. O estado ficou em quarto lugar em relação às demais unidades da federação, atrás apenas de São Paulo (22,8%), Bahia (9,3%) e Ceará (6,8%).

Do total de 110 internados em UTIs, 59 pacientes tinham algum tipo de comorbidade, representando 53% dos casos.

Publicidade

"Embora o volume de mortes possa não parecer expressivo para algumas pessoas se comparado ao de outras faixas etárias, temos que considerar que toda vida importa e que não era para ocorrer nenhuma morte", avalia o médico Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia.

O especialista também observa que os números podem ir além dos registrados. "Considerando que se trata de crianças, pode haver casos em que alguns médicos, por falta de habilidade na identificação da doença entre esse público, tenham deixado passar o diagnóstico de Covid-19."

Publicidade

Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou pandemia global, em março de 2020, 20.453 crianças de 5 a 11 anos foram infectadas pelo coronavírus em Minas Gerais. A média é de 33 novos casos por dia.

Data da vacinação

Fábio Baccheretti, secretário de Saúde de Minas Gerais, acredita que algumas cidades mineiras já terão condições de iniciar a imunização de crianças da faixa etária de 5 a 11 anos a partir deste sábado (15).

Publicidade

O governo estadual espera receber, nesta sexta-feira (14), a primeira remessa da vacina destinada ao grupo. O estoque de 110 mil unidades do imunizante da Pfizer — o único autorizado para crianças até o momento — deve ser distribuído às regionais de saúde até amanhã.

“O estado sempre vai recomendar a vacinação, já que está comprovada a redução dos casos graves da doença em pessoas que estão devidamente imunizadas. Por isso pedimos que os pais ou responsáveis levem as crianças para ser vacinadas”, defendeu o secretário.

Na última semana, Baccheretti informou que o grupo deve ser imunizado de forma escalonada, de acordo com a quantidade de doses disponíveis. Segundo ele, a chamada provavelmente deve começar com as crianças com comorbidades, seguidas daquelas com deficiência permanente e das que fazem parte de grupos indígenas e quilombolas. A ordem deve ser, preferencialmente, dos mais velhos para os mais novos.

Em Belo Horizonte, a prefeitura ainda não bateu o martelo sobre o dia e a ordem para começar essa fase da campanha de imunização. O município informou, no entanto, que a aplicação deve ser iniciada aproximadamente dois dias após a chegada do carregamento.

"Este prazo é necessário para conferência e distribuição das doses aos locais de vacinação. As faixas etárias que serão convocadas dependem do quantitativo de doses que serão entregues ao município", informou a Secretaria de Saúde da capital mineira.

Secretário comenta avanço da pandemia e vacinação em Minas:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.