Minas Gerais MG: quase 70% das cidades estão em alerta para chuvas intensas

MG: quase 70% das cidades estão em alerta para chuvas intensas

Fim de semana deve ser nublado em praticamente todo o Estado; temperaturas máximas em BH devem cair 5°C nos próximos dias

Chuva persiste nos próximos dias em Minas Gerais

Chuva persiste nos próximos dias em Minas Gerais

Lucas Pavanelli / R7

Quase 70% dos municípios mineiros estão em alerta para chuvas intensas e até tempestades. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), praticamente todo o Estado deve ter chuvas fortes até a próxima segunda-feira (18).

Segundo a meteorologista Anete Fernandes, boa parte do território mineiro está sendo afetado por uma área de baixa pressão que causa instabilidade e, consequentemente, aumento da nebulosidade.

Por isso, entre a madrugada desta sexta-feira (15) e segunda-feira (18), todo o Estado, com exceção das regiões do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, devem ter pancadas de chuva com trovoadas. Essas regiões citadas devem ter céu nublado com possibilidade de chuva.

As tempestades devem ser mais intensas, principalmente, no sábado (16), quando o clima fica ainda mais instável. Segundo a especialista, a tendência para os próximos 15 dias é que toda a região Sudeste tenha chuvas significativas. Caso isso se confirme, o período chuvoso vai estar estabelecido.

Previsão para BH

A expectativa é que a capital mineira tenha céu nublado durante todo o final de semana, com a ocorrência de pancadas de chuva. Os termômetros devem registrar uma queda de até 5°C nas temperaturas máximas, que caem dos 29°C desta quinta-feira (14) para 24°C na segunda-feira (18). A mínima deve ficar em torno dos 17°C.

Alerta

O Inmet emitiu três alertas de chuvas intensas e tempestades para 564 cidades mineiras, número correspondente a 65% dos municípios do Estado. Além das pancadas, o comunicado informa a possibilidade de ventos intensos, queda de galhos de árvores e alagamentos. O alerta é válido até esta sexta-feira (15), mas pode ser renovado a qualquer momento.

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas