Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Minas já tem 14 mortes e 84 cidades afetadas pelas chuvas 

Nesta sexta-feira (19) cidades da Zona da Mata ficaram inundadas com a cheia de rios que cortam a região, como Carangola

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Nivel do rio Carangola subiu por causa das chuvas e casas ficaram alagadas em Carangola (MG)
Nivel do rio Carangola subiu por causa das chuvas e casas ficaram alagadas em Carangola (MG) Nivel do rio Carangola subiu por causa das chuvas e casas ficaram alagadas em Carangola (MG)

A Defesa Civil estadual incluiu na lista de municípios afetados pelas chuvas, mais 10 cidades que sofreram com temporais nesta sexta-feira (19), principalmente na região da Zona da Mata mineira.

Os níveis dos rios que cortam a região, como o rio Carangola, subiram e inundaram áreas urbanas. Uma pessoa morreu, soterrada, em Divino, a cerca de 320 km de Belo Horizonte, e outra está desaparecida em Durandé, que fica a 315 km da capital mineira. 

Até o momento, 84 cidades já reportaram ocorrências que resultaram em danos, pessoas desabrigadas ou desalojados e até mesmo óbitos causados por causa das chuvas. Dessas, 20 já decretaram situação de emergência. 

Após as chuvas desta sexta-feira (19), dez novos municípios foram incluídos: Abre Campo, Alto Jequitibá, Carangola, Divino, Durandé, Espera Feliz, Lagoa Santa, Orizânia, Santa Margarida e Sericita. 

Publicidade

De acordo com informações da Defesa Civil, desde o início do período chuvoso, em outubro do ano passado, 14 pessoas morreram em decorrências das chuvas em Minas Gerais. 

Carangola

Publicidade

Em Carangola, a 374 km de Belo Horizonte, ao menos 20 pessoas foram retiradas de casa até o fim desta tarde. O rio que leva o nome da cidade chegou a 4 metros acima da margem.

Luisburgo

Publicidade

Já em Luisburgo, uma represa de água transbordou, alagando ruas e elevando ainda mais o nível dos córregos que passam pela região. Com o aumento repentino do nível das águas do rio Manhuaçu, casas ficaram debaixo d'água e moradores tiveram que ser retirados de suas casas. 

Manhuaçu

A cidade foi tomada pela enchente após o rio Manhuaçu transbordar em função de um forte temporal que atingiu a região entre o fim da noite de ontem e esta sexta-feira. Ao menos 4.000 pessoas ficaram desabrigadas devido à inundação. 

Lagoa Santa

A lagoa central da cidade de Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, transbordou após fortes chuvas cairem na cidade durante esta sexta-feira (19).

O Corpo de Bombeiros precisou resgatar três pessoas que ficaram ilhadas dentro do Centro de Integração Empresa-Escola, no bairro Várzea, na mesma cidade

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.