Minas registra 1.000 mortos por covid-19 em apenas dois dias
Secretaria de Estado de Saúde confirmou, nesta quinta, o registro de mais 492 óbitos causados pela doença no Estado
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
Um dia depois de bater o recorde de mortes por covid-19 registradas em apenas um dia - com 508 óbitos -, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) confirmou, nesta quinta-feira (8), mais 492 vítimas da doença no Estado. Somando as notificações, são 1.000 óbitos registrados em Minas em apenas dois dias.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela pasta hoje, o total de mortes relacionadas à covid-19 no Estado chegou a 26.795. Esse número era de 24.795 na última terça-feira (6).
Nesta quinta, ainda foram registrados mais 9.203 testes postitivos para a doença. Com isso, o total de casos chegou a 1.192.050 desde o início da pandemia.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacheretti, o alto número de mortes registrado nos últimos dias representam a situação da pandemia vivida pelo Estado há duas, três semanas. Segundo ele, a incidência de novos casos tem estabilizado, o que permitiria até mesmo uma flexibilização das medidas de restrição em algumas regiões, como no Triângulo Mineiro.
— O óbito é o indicador mais tardio, que vem subindo mesmo com queda de casos. O que estamos vendo é o que vivenciamos com a pandemia há duas ou três semanas. O óbito não mostra o momento em que estamos na pandemia, mas confirma o que vivemos lá atrás. Não podemos associar óbitos com as decisões tomadas no programa Minas Consciente.