Mineradora vai fazer simulado de emergência em duas cidades de MG
Moradores de Igarapé e São Joaquim de Bicas vão ser orientados no próximo sábado (30) sobre como reagir em caso de emergência
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
No dia em que moradores da cidade de Barão de Cocais, a 98 km de Belo Horizonte, deixaram suas casas para participar de uma simulação de evacuação caso a barragem da Vale localizada no município venha a romper, outra mineradora anunciou a intenção de realizar atividades de orientação aos moradores de outras cidades mineiras.
A Mineração Morro do Ipê comunicou que, fará simulados de emergência com os moradores de bairros das cidades de Igarapé e São Joaquim de Bicas, na Grande BH, no próximo sábado (30).
De acordo com a empresa, placas dos pontos de encontro e rotas de fuga já estão sendo instaladas para poder orientar a população sobre como agir em caso de emergência. A empresa informa que a barragem B1, sob sua responsabilidade, é considerada estável e tem sido monitorada diariamente, no entanto, a realização da simulação seria uma "obrigação legal".
"Equipes da Morro do Ipê também estão na região para distribuição de material informativo com orientações para os moradores sobre a realização dos simulados. Órgãos públicos responsáveis por atuar em situações de emergência (Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, órgãos ambientais, Cemig e Copasa) também serão treinados na ocasião. Estão previstas ainda a realização de outras três simulações abrangendo as comunidades que precisam ser treinadas", afirma e mineradora, em nota.
Ainda de acordo com a Mineração Morro do Ipê, a barragem B1 "será desativada nos próximos meses, quando começa a funcionar o sistema de tratamento de rejeitos de minério de ferro por meio de um processo de filtragem."