Simulação de rompimento de barragem alerta cidade de Minas
Prefeitura de Barão de Cocais decretou feriado para que população fosse treinada para escapar de um eventual desastre; cidade está em alerta
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7, com Antônio Paulo, da Record TV Minas
Moradores de Barão de Cocais, a 98 km de Belo Horizonte, participaram na tarde desta segunda-feira (25) de simulações de evacuação, para que sejam orientados sobre o que devem fazer caso a barragem Sul Superior, da Vale, que fica localizada no município, venha a romper.
A prefeitura da cidade decretou “feriado de segurança” e determinou o fechamento de escolas, do comércio e de repartições públicas depois que o nível da barragem foi elevado de 2 para 3 neste fim de semana.
Durante todo o dia, moradores participaram de reuniões comandadas por integrantes da Defesa Civil estadual, realizadas em sete pontos de encontro, locais definidos pelas autoridades para onde as pessoas devem se deslocar em caso de rompimento da barragem. De acordo com o Governo do Estado, rotas de fuga estão sendo sinalizadas por meio de placas nos bairros que podem ser atingidos em caso de rompimento.
Na parte da tarde, carros da Polícia Militar, da Polícia Civil e dos Bombeiros percorreram as ruas da cidade e as sirenes foram acionadas para simular uma situação de desastre. Caso ocorra, em Barão de Cocais, um novo rompimento de barragem de rejeitos de minério, cerca de 6 mil pessoas podem ficar desalojadas. De acordo com o IBGE, o município tem cerca de 32 mil habitantes.
Leia também
Justiça obriga Vale a garantir segurança em barragem de Minas
Vale pode ser obrigada a erguer muro entre barragem e cidade
Brumadinho contabiliza 214 mortes após dois meses de tragédia
Barão de Cocais: Vale sabia de problemas em barragem há 15 dias
Sob risco de barragem romper, Barão de Cocais entra em estado de vigília
Alerta de risco
No fim da noite de sexta-feira (22), a sirene foi acionada depois de uma reunião entre autoridades e representantes da Vale. No encontro, a mineradora informou que a empresa de consultoria contratada para analisar a estrutura teria indicado "condição crítica de estabilidade da barragem".
Por causa disso, a barragem, que estava em nível de emergência 2 desde 8 de fevereiro, teve sua situação elevada para nível 3. Naquela data, cerca de 500 pessoas já haviam sido retiradas da chamada Zona de Auto Salvamento (ZAS) da barragem, que seria a primeira atingida em caso de rompimento.
Confira vídeo da simulação de evacuação na cidade de Barão de Cocais: