Logo R7.com
RecordPlus

Motoristas de ônibus de BH vão avaliar greve na próxima semana

Categoria promete fazer nova paralisação caso as empresas não atendam reajuste; decisão será tomada na quarta-feira (1º)

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

  • Google News

Os motoristas de ônibus de Belo Horizonte não devem fazer nova greve até, ao menos, a próxima quarta-feira (1º).

Na data, a categoria vai realizar duas assembleias para avaliar uma possível nova paralisação.


Segundo o STTRBH (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região), a decisão vai depender da proposta de reajuste que as empresas de ônibus se comprometeram a apresentar.

Nesta semana, a categoria paralisou parte das operações entre a segunda-feira (23) e terça-feira (24). Os funcionários voltaram ao trabalho na quarta-feira (24) após o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte Público de Belo Horizonte) prometer, em reunião no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), a entregar uma proposta de acordo com os motoristas.


Leia também

Os trabalhadores pedem a manutenção de benefícios trabalhistas e um reajuste salarial baseado no INPC (Índice Nacional de Preço dos Consumidores), que mede a inflação. De acordo com STTRBH, a última correção salarial do grupo foi de 3%, em 2019.

"O SetraBH e o STTR-BH seguem mantendo diálogos para uma solução definitiva do impasse em relação as reivindicações apresentadas. Entretanto as partes acordaram, na tarde desta sexta-feira (26), em prorrogar a data-base da categoria até o dia 06/12/2021 para que, na próxima semana, possam finalizar as negociações das cláusulas econômicas", informou o Setra-BH sobre o assunto.

Em uma primeira audiência junto à Justiça do Trabalho, o grupo de empresários havia sinalizado não conseguir aumentar o valor dos pagamentos devido a dificuldades financeiras. Eles alegam que seria necessário um ajuste no valor da passagem, o que não foi autorizado pela prefeitura nos últimos dois anos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.