Nova Lima tem bares lotados após decretar reabertura do comércio
Mesmo com o decreto municipal permitir o funcionamento dos restaurantes, desde a terça-feira (5), movimentação incomodou moradores e internautas
Minas Gerais|Luíza Lanza*, do R7
Os bares e restaurantes do Vila da Serra, bairro de alto luxo de Nova Lima, na região metropolitana de BH, ficaram cheios nesta sexta-feira (8). Após um mês e meio de quarentena, a prefeitura do município decidiu reabrir alguns setores do comércio.
Moradores denunciaram a aglomeração de pessoas sem o uso de máscaras, o que vai contra decretos do Governo de Minas. O isolamento social é a principal medida para conter a disseminação do coronavírus e, nas redes sociais, a decisão recebeu muitas críticas.
Leia mais: Grande BH flexibiliza isolamento e reabre comércio
A primeira etapa da flexibilização da quarentena em Nova Lima foi iniciada na terça-feira (5). Escritórios, estacionamentos, salões de beleza e barbearias, petshops e restaurantes foram autorizados a funcionar de 11h às 15h. O decreto exige que esses serviços operem com um terço da capacidade e com distância mínima de 1,5 m entre as pessoas, além de uso de máscaras por clientes e funcionários.
Casos
Com 92 moradores infectados com covid-19, Nova Lima é a quinta cidade com maior número de casos em Minas Gerais. O município faz divisa com as regiões Centro-Sul e Barreiro de Belo Horizonte.
Em nota, a administração municipal informou que "tem realizado fiscalizações para o cumprimento das normas, incialmente com orientações educativas junto aos estabelecimentos. Em caso de descumprimento das medidas, eles podem ser notificados, atuados e sofrer as seguintes sanções: interdição parcial ou total, cassação dos alvarás e multa".
*Estagiária do R7sob a supervisão de Lucas Pavenelli