Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nova sirene e helicópteros deixam moradores em alerta sobre barragem na Grande BH

População do distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, teme rompimento; mineradora nega

Minas Gerais|Vinícius Araújo, da Record TV Minas

No inicio de agosto a barragem foi afetada por um incêndio
No inicio de agosto a barragem foi afetada por um incêndio No inicio de agosto a barragem foi afetada por um incêndio

Moradores de São Sebastião das Águas Claras, também conhecido como distrito de Macacos, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, temem risco de rompimento de uma barragem de rejeitos de minério.

O medo aumentou depois da instalação de uma nova sirene na comunidade e do aumento de sobrevoos de helicóptero na região.

No dia 16 de fevereiro de 2019, após um alerta sonoro que indicava o risco de rompimento da barragem B3/B4, da Mina Mar Azul, mais de 100 famílias que viviam na área de risco de inundação tiveram que se mudar, mas os que permaneceram convivem com o receio de uma avalanche de rejeitos.

A situação foi agravada, no início de agosto, após um incêndio na região. De acordo com a Vale, um piezômetro, instrumento utilizado para medir a pressão da água no interior da estrutura, foi danificado pelo fogo e precisou ser trocado. No entanto, bombeiros que acompanharam a evolução do incêndio chegaram a informar que o número de equipamentos atingidos poderia ser maior, já que as chamas se alastraram para uma área que equivale a cinco campos de futebol.

Em nota, a Vale informou que estudos identificaram a necessidade de melhorias no sistema de alerta, por isso, instalou a sirene no terreno da Defesa Civil. A mineradora disse que está prevista também a implantação de um segundo equipamento e afirmou que as lideranças comunitárias foram informadas em uma reunião realizada no início de agosto. A Vale, também informou que a barragem ameaçada está em processo de descaracterização e 40% dos rejeitos já foram retirados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.