Logo R7.com
RecordPlus

Operação na Vila Pau Comeu mira chefes do tráfico após ameaças a motoristas de app em BH

Mensagens atribuídas a traficantes intimidavam motoristas de aplicativo e moradores da comunidade

Minas Gerais|Helen Olveira, da RECORD Minas, Cler Santos, do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A operação policial aconteceu na manhã de quinta-feira (7) no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.
  • Foco principal da ação foram facções criminosas envolvidas no tráfico de drogas, após ameaças a motoristas de aplicativo.
  • Foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, resultando em três prisões preventivas e uma em flagrante.
  • O objetivo da operação é garantir a segurança dos moradores e coibir a violência entre as facções na comunidade.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O principal objetivo da operação é devolver tranquilidade aos moradores
O principal objetivo da operação é devolver tranquilidade aos moradores RECORD Minas/ Reprodução

Uma megaoperação das forças de segurança foi realizada na manhã desta quinta-feira (7) no Aglomerado da Serra, considerado o maior aglomerado de Minas Gerais, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A ação teve como foco principal a Vila Pau Comeu e mira integrantes de facções criminosas envolvidos na disputa pelo tráfico de drogas na comunidade.

A operação ocorre após a circulação de mensagens atribuídas a traficantes orientando motoristas de aplicativo a circularem pela favela com os vidros abaixados e a luz interna do carro acesa. Segundo o comunicado criminoso, quem descumprisse as ordens “entraria na bala”, o que gerou medo entre moradores e trabalhadores que circulam pela região.


Mais de 100 policiais participaram da ação coordenada pela 3ª Delegacia de Polícia Civil Sul. Os trabalhos começaram por volta das 6h, com apoio de cães farejadores e do helicóptero da Polícia Civil. O ponto focal da operação foi a região das ruas Salutares e do Arauto, na Vila Pau Comeu.

Segundo o delegado titular da 3ª Delegacia de Polícia Civil Sul, Marlon Pacheco de Castro, esta é a primeira fase de uma operação para conter a guerra entre facções criminosas na região.


“Essa é a primeira fase de uma operação que visa coibir disputas entre tráfico de drogas aqui na região. Foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão e, até o momento, três mandados de prisão preventiva e uma lavratura de APFD”, afirmou.

Ainda de acordo com o delegado, três pessoas foram presas preventivamente e uma quarta acabou presa em flagrante por tráfico de drogas. Ele explicou que a investigação teve início após a divulgação das mensagens intimidatórias nas redes sociais.


“Nós fomos instados a partir de algumas mensagens que circularam em redes sociais, que visavam intimidar moradores no sentido do deslocamento deles em determinados horários e situações. De pronto, a Polícia Civil desencadeou essa repressão qualificada para deixar claro que facções não têm lugar aqui na nossa região”, disse.

Questionado sobre a existência de uma guerra entre facções no Aglomerado da Serra, o delegado confirmou a disputa, mas afirmou que a situação está sob controle.


“Em tese sim, mas o resultado até o momento da nossa operação diz que a situação está controlada. A Polícia Civil tem pleno controle da região e, com essa operação, a gente acredita que possa retomar essa sensação de segurança dos moradores”, declarou.

O delegado também destacou que o principal objetivo da operação é devolver tranquilidade aos moradores da comunidade, especialmente após as ameaças envolvendo carros de aplicativo.

“O objetivo principal dessa operação policial é demonstrar aos moradores que nós temos o controle pleno da segurança pública, que eles podem ficar tranquilos no ir e vir”, completou.

Segundo a Polícia Civil, os presos são apontados como algumas das principais lideranças do tráfico de drogas na região. Nenhum deles teria apresentado resistência durante o cumprimento dos mandados.

O Aglomerado da Serra vem sendo palco de uma intensa disputa territorial entre facções criminosas nacionais, incluindo Primeiro Comando da Capital (PCC), Terceiro Comando Puro (TCP) e Comando Vermelho (CV). A região é considerada estratégica para o tráfico devido ao tamanho da comunidade e à localização privilegiada na capital mineira.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.