Minas Gerais Pais reclamam de problema em rematrícula na rede estadual de MG

Pais reclamam de problema em rematrícula na rede estadual de MG

Processo de rematrícula é feito totalmente online e termina e prazo termina em 10 dias; falta de acesso a internet e problemas no sistema são criticados 

Pais de alunos que estudam na rede estadual de ensino de Minas Gerais estão tendo dificuldades para realizar a rematrícula de seus filhos. O processo, que começou no dia 9 de outubro, é todo feito de forma online, no site da Secretaria de Estado de Educação, mas há inúmeros relatos de problemas. 

Silvia da Paixão enviou um vídeo ao jornalismo da Record TV Minas fazendo um apelo porque não consegue fazer a rematrícula na rede estadual de ensino. O filho dela, de 8 anos, está no 4° ano do ensino fundamental e estuda na Escola Livia Mara de Castro, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

— Estou com uma dificuldade muito grande para a renovação da matrícula na Escola Estadual Livia Mara de Castro. O Governo [de Minas] manda para a escola, a escola para os pais e a gente não está conseguindo.

Leia maisAula presencial em MG deve voltar por etapas e dividida em séries

De acordo com a Secretaria de Educação, o período de rematrícula termina no próximo dia 30 de outubro. A orientação é para que todo o processo seja feito online e os pais não devem comparecer às unidades de ensino.

Processo

Na página da Secretaria, o pai do aluno é direcionado para a renovação da matrícula. É preciso digitar os dados do estudante pra ter acesso ao sistema e depois preencher um formulário. O problema é que muita gente não está conseguindo concluir o processo.

Rematrículas estão abertas desde o dia 9 de outubro

Rematrículas estão abertas desde o dia 9 de outubro

Reprodução/Record TV Minas

É o caso de Lucilene Aparecida dos Reis, que tenta a rematrícula na Escola Bolivar Tinoco Mineiro, no bairro Ribeiro de Abreu, em Belo Horizonte. Mas no site aparece uma mensagem de erro.

— Eu entro no site, sigo as instruções e na hora que finailza [o cadastro] fala que está dando uma divergência nos dados e que é para eu continuar tentando.

Lucilene afirma que já tentou ligar pra escola e para a Secretaria de Educação.

— Na escola só fala assim: "Vai tentando porque não temos uma resposta da Secretaria de Educação". Já liguei na pasta, mas só chama e ninguém atende. 

A escola fica perto da casa dela e Lucilene teme que o filho perca a vaga se não conseguir fazer a rematrícula.

— A unica escola da região que vai do 1° ano até 9° ano do ensino médio. Ele [filho] precisa estudar. 

Sem internet

Para quem não tem acesso à internet, a página da Secretaria de Educação orienta que a pessoa entre em contato por telefone, aplicativo de mensagens, e-mails ou outros meios disponíveis, sem citar quais.

Leia mais: Ano letivo de 2020 em MG será concluído até janeiro de 2021

A orientação ignora o fato de que o aplicativo de mensagens e o e-email também dependem de acesso à internet. Com o prazo terminando, os pais estão preocupados.

— Eu vejo que a escola está tentando fazer alguma coisa, mas não depende basicamente dela. O sistema não é dela. Tem alguém acima dela para dar essa resposta para a gente. 

Outro lado 

A Secretaria de Estado de Educação informou que o sistema de renovação de matrícula opera normalmente e ressaltou que os alunos ou responsáveis deverão entar em contato com a escola em caso de dificuldades. 

Últimas