Logo R7.com
RecordPlus

Parada do Orgulho LGBT de BH reúne 200 mil no centro da cidade

Tema deste ano é “Não aos retrocessos. Revivendo Stonewall", que revive o início do movimento LGBT no mundo, em 1969, em Nova York

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

  • Google News
Parada do Orgulho LGBT reúne cerca de 200 mil pessoas no centro de BH
Parada do Orgulho LGBT reúne cerca de 200 mil pessoas no centro de BH

Cerca de 200 mil pessoas se reúnem nas ruas do centro de Belo Horizonte para celebrar a 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT, que acontece neste domingo (14). 

O prefeito Alexandre Kalil (PSD), secretários municipais e vereadores compareceram ao palco principal do evento, montado na praça da Estação, no Centro da capital mineira. Uma passeata é esperada até a praça Raul Soares, a pouco mais de 1 km dali. 


Em entrevista coletiva concedida antes da Parada, Kalil afirmou que "quem não tem a sensibilidade de estar governando para todo mundo e para quem precisa – e todos precisam – é porque está na contramão do que está acontecendo em nosso país.”

Tema


O tema da Para do Orgulho LGBT deste ano é “Não aos retrocessos. Revivendo Stonewall". Stonewall era um bar LGBT de Nova York que era, frequentemente, alvo de perseguição e discriminação por policiais. Há 50 anos, em 28 de junho de 1969, uma série de protestos foi desencadeada em resposta à repressão. 

Essas manifestações, mais tarde, seriam reconhecidas como o embrião do movimento pelo Orgulho LGBT. O conceito de “orgulho” se difundiu mundialmente, e ano a ano, o mês de junho é dedicado às paradas e eventos relacionados à população LGBT.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.