Podemos confirma Carlos Viana na disputa pela Prefeitura de BH, mas nome de vice fica em aberto
Convenção aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na região centro-sul da capital mineira
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O Podemos confirmou, neste domingo (04), o nome do senador licenciado Carlos Viana para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte. A convenção aconteceu no plenário da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), na região centro-sul da capital mineira.
A mesa foi composta pelo presidente do partido em BH, Rony Rinco, a presidente estadual, Nely Aquino, o senador Castellar Neto, o presidente do Podemos Jovem MG, César Péret, e representantes do Podemos na Câmara e na Assembleia.
Até a realização da convenção, o empresário Fred Aisc (DC) já estava dado como certo para ser o vice da chapa. No entanto, durante o evento, foi levantado o nome da contadora Renata Rosa (Podemos). Com o impasse, o nome do vice ainda vai ser definido em uma reunião entre os dirigentes dos partidos que compõem a coligação Mãos à Obra BH. O grupo é formado pelo Podemos, Democracia Cristã, Partido Renovador Trabalhista e Mobiliza.
Durante a convenção, o Podemos também confirmou o lançamento de 41 pessoas na disputa por cadeiras de vereador na capital mineira. O máximo de candidatos ao Legislativo em Belo Horizonte, por partido, é de 42 concorrentes.
Quem é Carlos Viana
Carlos Viana tem 61 anos, é casado, tem um casal de filhos e um casal netos. Formado em Jornalismo com especialização em Gestão Estratégica de Marketing pela UFMG. Professor universitário com passagens pela PUC-MG, UniBH e Newton Paiva. Antes da política, atuou no jornalismo de TV, rádio e imprensa por 23 anos. Em 2018, foi eleito senador por Minas Gerais com mais de 3,5 milhões de votos.
O mandato de Viana no Senado vai até 2027, mas em julho deste ano ele se licenciou do cargo para se dedicar à campanha pela prefeitura de Belo Horizonte.
Segundo a legislação eleitoral, os partidos precisam realizar entre os dias 20 de julho e 05 de agosto as convenções partidárias para formalizar os nomes que irão disputar o pleito em outubro. Após as convenções, as legendas precisam fazer o registro das candidaturas até o dia 15 de agosto. No dia 16, começa a campanha eleitoral.
Com o lançamento de Viana, a capital passa a ter sete nomes na disputa ao executivo: Mauro Tramonte (Republicanos), Fuad Noman (PSD), Gabriel Azevedo (MDB), Wanderson Rocha (PSTU), Indira Xavier (Unidade Popular) e Lourdes Francisco (PCO).
Neste domingo, outras duas convenções estão previstas. O PT deve confirmar o nome de Rogério Correia para o pleito e o PDT deve confirmar a candidatura de Duda Salabert.