Prefeitura de BH rebate governo e diz lamentar uso político da covid
Mais cedo, secretário-geral do Governo de Minas criticou as cidades da Grande BH por não aderirem a programa de flexibilização de comércios
Minas Gerais|Lucas Pavanelli e Pablo Nascimento, do R7
A Prefeitura de Belo Horizonte rebateu as declarações do secretário-geral do Governo de Minas, Mateus Simões, e anunciou que irá abrir 68 leitos de UTI nesta semana.
Em nota, o Executivo municipal também disse que o aumento de casos de covid-19 na região metropolitana não tem a ver exclusivamente com a retomada de atividades. O texto diz, ainda, que "lamenta que pessoas utilizem a pandemia para fins políticos".
Na manhã desta quarta-feira (17), durante uma entrevista coletiva Simões criticou os municípios da Grande BH por não aderirem aos protocolos do programa Minas Consciente, do Governo de Minas.
O programa estabelece parâmetros, por região do Estado, para flexibilização e reabertura dos comércios locais. Lançado no fim de abril, o Minas Consciente foi aderido por 130 das 853 cidades mineiras.
Leia também
Com jogos apenas em BH, Federação Mineira agenda retorno do Estadual para julho
Prefeitura de BH quer manter home office pós-covid para cortar aluguel
Com alta na ocupação de UTI, BH planeja mais 92 leitos até julho
Com 25% da população de BH, Uberlândia supera casos de covid-19
Governo de Minas anuncia 79 novos leitos de UTIs em 19 cidades
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a cidade adota um protocolo próprio, "que utiliza muitas das coisas positivas que Minas Consciente utiliza e outras diretrizes que não são necessárias em cidades de menor porte". O texto disse, ainda, que "cidades que aderiram ao Programa do estado tiveram que voltar atrás".
O Executivo municipal também negou que o aumento do número de casos de covid-19 esteja relacionado à retomada de atividades. "A curva começou a sua fase ascendente uma semana antes da flexibilização em Belo Horizonte".
Para Simões, no entanto, a situação da pandemia se agravou na Grande BH nas últimas semanas, "coincidentemente após as decisões de reabertura divorciadas dos protocolos" do Minas Consciente".
Leitos
Em outra resposta ao secretário-geral, que disse que a Prefeitura de Belo Horizonte não abriu a quantidade de leitos que prometeu, o Executivo municipal disse que "trabalha de forma ininterrupta para disponibilizar novas unidades" e que vai abrir mais 68 leitos ainda nesta semana.