Minas Gerais Prefeitura de BH sugere fechamento de ruas para colocar mesas de bares

Prefeitura de BH sugere fechamento de ruas para colocar mesas de bares

Estratégia sugerida pelo prefeito Alexandre Kalil tem o objetivo de aumentar o distanciamento entre os clientes após a abertura das estabelecimentos

  • Minas Gerais | Helen Olveira, da Record TV Minas, com Caio Augusto*, do R7

Bares e restaurantes poderão reabrir até o fim do mês

Bares e restaurantes poderão reabrir até o fim do mês

Flickr PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte analisa fechar ruas em bairros conhecidos pelo grande número de bares para colocar as mesas dos estabelecimentos e, assim, manter o distanciamento social entre os clientes.

Uma liminar da Justiça autorizou a reabertura destes comércios na capital mineira, mas a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) sugere que os empresários aguardem a discussão dos protocolos de segurança com a prefeitura. Segundo o prefeito Alexandre Kalil (PSD), o documento deve ficar pronto até o final do mês.

A sugestão de fechamento das vias, que ainda não foi detalhada, foi apresentada em uma reunião, na tarde desta terça-feira (21), Kalil e representantes do Sindilojas (Sindicato de Lojistas) e do Sindhordb (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH).

De acordo com o presidente do Sindhorb, Paulo César Pedrosa, o sindicato também sugeriu que os estabelecimentos fiquem abertos quatro dias e que permaneçam fechado nos outros três. Segundo Pedrosa, os bares e restaurantes poderiam funcionar de quinta à domingo.

Os donos dos estabelecimentos se dizem apreensivos após a decisão judicial que determina o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes na capital. O comerciante Antônio Gonçalves avalia que somente parte de seus clientes aprova a reabertura.

— Parte da sociedade aprova que deve abrir, outra parte não. Então eu vou agradar metade da minha clientela e desagradar metade. Então, uma situação horrível. 

Horas após a Justiça autorizar a abertura destes estabelecimentos, a Prefeitura de BH entrou com um recurso pedindo a derrubada da decisão. A solicitação ainda aguarda análise.

* Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas