Prefeitura de BH vai à Justiça para garantir frota mínima de ônibus
Medida é para amenizar os impactos da greve de motoristas dos coletivos, iniciada na manhã desta segunda-feira (22)
Minas Gerais|Do R7
A Prefeitura de Belo Horizonte vai acionar o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para que pelo menos 60% da frota de ônibus circule na cidade durante a greve da categoria, conforme determinado pela Justiça na última semana.
A informação foi confirmada pelo presidente da BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), Diogo Prosdocimi, em entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (22).
Prosdocimi disse que todas as estações da capital mineira descumprem o mínimo de viagens. Na faixa de 10h às 11h, nenhum ônibus saiu dos terminais Barreiro e Diamante (confira abaixo a situação de cada estação).
“Nós vamos reunir a equipe jurídica da prefeitura para notificar o Tribunal e as empresas, para que os trabalhadores cumpram a medida judicial, já que é um serviço essencial”, destacou Diogo Prosdocimi.
Uma audiência está agendada, para a tarde desta segunda-feira (22), com representantes das empresas de ônibus, TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e o presidente do STTRBH (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e região). Prosdocimi disse que a prefeitura atuou para adiantar o encontro, que estava marcado para a próxima quinta-feira (25). “Por se tratar de uma negociação entre as partes, a prefeitura e a BHTrans não vão participar das reuniões”, destacou.
Reajuste de tarifa
O Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) abriu, neste mês, duas ações judiciais contra a Prefeitura de Belo Horizonte para conseguir ajustar o valor da tarifa do serviço de ônibus na cidade.
“As empresas entraram com uma ação judicial contra a prefeitura pedindo reajuste. Virou uma questão que será dialogada na Justiça”, disse o presidente da BHTrans sobre o assunto.
Confira a porcentagem de viagens em cada estação de BH, na faixa de 10h às 11h:
Barreiro: 0%
Diamante: 0%
Pampulha: 45%
São Gabriel: 45%
São José: 11%
Venda Nova: 37%
Vilarinho: 55%
Demais Linhas: 35%