Minas Gerais Prefeitura de Ipatinga (MG) autoriza jogos com público em estádio

Prefeitura de Ipatinga (MG) autoriza jogos com público em estádio

Ipatingão poderá receber 15% de sua capacidade total; decreto ainda prevê uso de saunas em clubes sociais e esportivos

  • Minas Gerais | Rayllan Oliveira, da Record TV Minas com Giovana Maldini*, do R7

Estádio pode receber até 15% da capacidade total

Estádio pode receber até 15% da capacidade total

SEMDETUR / Prefeitura de Ipatinga

A Prefeitura de Ipatinga, a 209 quilômetros de Belo Horizonte, autorizou a volta de público no estádio João Lamego Netto, conhecido como Ipatingão.

O decreto nº 9.720, publicado nesta terça-feira (6) no Diário Oficial do município, possibilita a presença de público em eventos realizados no local obedecendo às normas sanitárias. O documento disciplina ainda prevê a utilização de saunas em clubes sociais e esportivos.

Normas sanitárias

Segundo o decreto, o estádio poderá receber público limitado a 15% de sua capacidade, que é de 22 mil espectadores. As pessoas devem utilizar máscaras e respeitar o distanciamento de 1,5 metro, que equivale ao espaçamento de duas cadeiras. Os organizadores devem disponibilizar álcool gel em pontos específicos e também sinalizar as cadeiras vagas que não podem ser ocupadas.

O uso de saunas em clubes sociais e esportivos é permitido com 50% de sua lotação e respeitando o distanciamento de 1,5 metro. Feiras, estandes e exposições também devem seguir protocolos sanitários, como controle do fluxo de visitação, demarcação de posições nas filas, recomendação de retirada de ingressos por meios eletrônicos, instalação de barreiras e distanciamento de 2 metros entre os estandes ou barracas.

Veja: Doze das 14 regiões seguem na onda vermelha do MG Consciente

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou em coletiva da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (8), que o Minas Consciente prevê evento com público de até 30 pessoas na onda vermelha, 250 na amarela, e sem limite na onda verde, desde que tenha protocolos. A partir deste sábdo, Ipatinga estará na onda verde.

Covid em Ipatinga

Segundo a Prefeitura de Ipatinga, a decisão de autorizar a presença de público no estádio foi baseada nos números controlados com relação à pandemia no município. Nos dados divulgados pela cidade, a taxa de ocupação de leitos de UTI de covid estava em 63% e 34% em enfermarias na última terça (6). Segundo os dados, não foram registrados óbitos em 24 horas.

Mesmo com o decreto, é necessário um aval da FMF (Federação Mineira de Futebol) para que o público seja autorizado na próxima partida no Ipatingão que acontece no próximo sábado (10) entre Ipatinga e Tupynambás, pelo Módulo II do Campeonato Mineiro.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas