Minas Gerais Prefeitura de Janaúba cogita colocar nome de professora em nova creche

Prefeitura de Janaúba cogita colocar nome de professora em nova creche

Carlos Isaildon Mendes, prefeito, diz que nova escola fica pronta em 80 dias

Prefeitura de Janaúba cogita colocar nome de professora em nova creche

A Prefeitura de Janaúba (MG) pretende homenagear a professora Heley de Abreu Silva Batista, de 43 anos, vítima do incêndio na creche incendiada em Janaúba (MG).

Em entrevista ao R7, o prefeito da cidade, Carlos Isaildon Mendes (PSDB), afirmou que cogita colocar o nome da heroína, que salvou a vida de ao menos 25 crianças, na nova creche.

A decisão, no entanto, será tomada em acordo com a população.

— Temos a ideia de fazer com que a escola passe a chamar Heley, porque queremos homenagear a professora. Mas isso será decidido com serenidade, pretendemos fazer uma enquete na cidade. Queremos que a população participe das decisões.

LEIA TAMBÉM: 2ª vítima tem alta no domingo, mas 24 seguem internadas

O prefeito afirmou ainda que a creche incendiada será demolida e uma nova será construída no lugar.

— Um grupo de empresários de Montes Claros e de Janaúba vai reconstruí-la e, no prazo de 80 dias, teremos a nova escola no local.

A construção de um memorial no local para homenagear as vítimas, porém, não está garantido. Segundo ele, o assunto é controverso entre as lideranças e também passará pela opinião pública.

— Essa decisão divide opiniões, porque memorial pode trazer sofrimentos para as famílias e também pode ficar relembrando o que aconteceu. Vamos analisar tudo com muita serenidade e consultar as pessoas que moram na cidade para depois decidirmos.

Professora lutou com agressor e evitou número maior de vítimas

Professora lutou com agressor e evitou número maior de vítimas

Tiago Queiroz/06.10.2017/Estadão Conteúdo

Nesta semana, as crianças sobreviventes não terão aulas e o futuro delas será decidido nesta segunda-feira (9).

— Como na grade anual já constava que elas não teriam aulas nessa semana, devido ao Dia das Crianças, vamos decidir amanhã [segunda-feira] com tranquilidade para onde as crianças serão encaminhadas. Tomaremos todas as decisões de como será feito esse retorno às aulas com o menor trauma possível.

A tragédia em Janaúba fez com que os brasileiros mostrassem solidariedade no momento de luto. Com isso, a conta criada para arrecadar recursos já conta com mais de R$ 400 mil de doações.

O prefeito fez questão de dizer que vai prestar contas de toda a quantia recebida e o devido destino.

— Essa conta será supervisionada semanalmente pelo MP [Ministério Público] e teremos que prestar conta mensalmente. Todo o recurso será destinado única e exclusivamente para o amparo das famílias.

O ataque à creche na última quinta-feira (5) resultou na morte de oito crianças, uma professora e do autor do incêndio.

Assista à reportagem do Jornal da Record sobre a tragédia:

    Access log