Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura monta grupo para retirar corda presa a jacaré da Pampulha

Situação foi descoberta por morador que filmou o animal na orla da lagoa da região turística de Belo Horizonte

Minas Gerais|Vinícius Araújo, da Record TV Minas

A Prefeitura de Belo Horizonte criou uma força-tarefa para retirar uma corda que está presa em torno do corpo de um jacarés que vivem na Lagoa da Pampulha, um dos pontos turísticos mais famosos da capital mineira.

A situação foi descoberta após um telespectador da Record TV Minas, o aposentado Geraldo Élcio, ver o animal na orla e gravar um vídeo dele. Nas imagens, é possível perceber que a corda está apertando a barriga do réptil.

Após receber as imagens, a prefeitura conseguiu identificar o jacaré e, agora, montou uma força-tarefa em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o IEF (Instituto Estadual de Florestas) e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da capital mineira.

Segundo Leonardo Maciel, gerente de defesa de animais de Belo Horizonte, cerca de 17 jacarés vivem na Lagoa da Pampulha. O animal flagrado na imagem seria um jacaré-do-papo-amarelo, que costuma fugir do contato humano e não ameaça nem pessoas nem animais da região.

Publicidade

Veja: Jacaré com três patas fica preso em canal e é resgatado em BH

— Esses jacarés se alimentam de peixes, pequenas aves e caramujos invasores que existem na lagoa. Se não houvesse o consumo desses caramujos, nós já teríamos tido um problema de desequilíbrio na região.

Publicidade
Animal foi flagrado com uma corda presa na barriga
Animal foi flagrado com uma corda presa na barriga Animal foi flagrado com uma corda presa na barriga

O animal será capturado pela força-tarefa, que irá retirar a corda e promover todos os cuidados necessários para que o jacaré volte, com saúde e segurança, para a Lagoa da Pampulha.

O aposentado Geraldo Élcio, que registrou a imagem do animail, até já gravou um vídeo encostando no jacaré, mas alerta que a atitude pode ser perigosa. Ele pede mais atenção à fauna da região.

— Na gravação dá para ver que o jacaré sai e volta a nadar no lixo. Isso serve até de alerta para a prefeitura. Parece que o jacaré está pedindo socorro para as pessoas e mostrando que ele está mergulhando no lixo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.