A Prefeitura de Belo Horizonte criou uma força-tarefa para retirar uma corda que está presa em torno do corpo de um jacarés que vivem na Lagoa da Pampulha, um dos pontos turísticos mais famosos da capital mineira.
A situação foi descoberta após um telespectador da Record TV Minas, o aposentado Geraldo Élcio, ver o animal na orla e gravar um vídeo dele. Nas imagens, é possível perceber que a corda está apertando a barriga do réptil.
Após receber as imagens, a prefeitura conseguiu identificar o jacaré e, agora, montou uma força-tarefa em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o IEF (Instituto Estadual de Florestas) e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da capital mineira.
Segundo Leonardo Maciel, gerente de defesa de animais de Belo Horizonte, cerca de 17 jacarés vivem na Lagoa da Pampulha. O animal flagrado na imagem seria um jacaré-do-papo-amarelo, que costuma fugir do contato humano e não ameaça nem pessoas nem animais da região.
Veja: Jacaré com três patas fica preso em canal e é resgatado em BH
— Esses jacarés se alimentam de peixes, pequenas aves e caramujos invasores que existem na lagoa. Se não houvesse o consumo desses caramujos, nós já teríamos tido um problema de desequilíbrio na região.
Animal foi flagrado com uma corda presa na barriga
Reprodução / Record TV MinasO animal será capturado pela força-tarefa, que irá retirar a corda e promover todos os cuidados necessários para que o jacaré volte, com saúde e segurança, para a Lagoa da Pampulha.
O aposentado Geraldo Élcio, que registrou a imagem do animail, até já gravou um vídeo encostando no jacaré, mas alerta que a atitude pode ser perigosa. Ele pede mais atenção à fauna da região.
— Na gravação dá para ver que o jacaré sai e volta a nadar no lixo. Isso serve até de alerta para a prefeitura. Parece que o jacaré está pedindo socorro para as pessoas e mostrando que ele está mergulhando no lixo.