Logo R7.com
RecordPlus

Protesto dos policiais trava trânsito na região central de BH

Agentes cobram reajuste salarial do Governo de Minas Gerais; manifestantes fazem passeata pelas ruas do centro

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

  • Google News
Ato começou na Praça da Estação, em BH
Ato começou na Praça da Estação, em BH

O protesto dos agentes da segurança de Minas Gerais travou o trânsito na região central de Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira (9).

A manifestação por reajuste salarial começou por volta das 9 horas, na Praça da Estação. Os participantes seguiram em passeata rumo à Praça Sete, passando pela avenida Amazonas. Além de faixas e cartazes, os manifestantes usaram um carro de som para liderar o ato.


Um aplicativo de monitoramento de trânsito mostra que houve congestionamento nas principais vias da região.

A categoria cobra duas das três atualizações salariais de 12% prometidas pelo governador Romeu Romeu Zema (Novo), em 2020. Apenas uma de 13% foi cumprida.


O governo, no entanto, diz não ser possível cumprir o aumento no momento devido ao orçamento apertado do Estado. Em contrapartida, a gestão Zema ofereceu um reajuste de 10% para todos os servidores até a aprovação do Regime de Recuperação Fiscal, que também é criticado pelos agentes da segurança.

O Governo Estadual ainda não se pronunciou sobre o ato realizado nesta quarta-feira. Ele é o segundo desde o dia 21 de fevereiro, quando os servidores entraram em estado de greve. O organizadores ainda não calcularam quantas pessoas participaram do protesto de hoje. No primeiro, eles estimaram um público de 30 mil manifestantes.


Bombas e armas

A reportagem apurou que alguns policiais contrariaram uma determinação do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais e levaram armas, bombas e foguetes para a manifestação. Um dos explosivos atingiu a perna do cinegrafista da Record TV Minas, que não ficou ferido.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.