Quase 100 brasileiros deportados dos EUA desembarcam hoje em BH
Este é o quinto voo com cidadãos do país que tentaram entrar de forma irregular nos Estados Unidos e foram mandados de volta para o Brasil
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
Mais um voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos chega a Belo Horizonte. Dessa vez, 94 pessoas devem desembarcar na tarde desta quarta-feira (19) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Este é o quinto avião que chega à capital mineira desde o ano passado e, segundo a Polícia Federal, voos como este podem se tornar ainda mais frequentes.
Na noite da última sexta-feira (14), foram 80 pessoas, incluindo cerca de 40 crianças, que desembarcaram em Confins. Eles entraram de forma irregular nos Estados Unidos pela fronteira com o México, ficaram sob custódia da agência norte-americana de imigração em um abrigo no estado no Texas e foram trazidos em voo fretado.
Os relatos de brasileiros que voltaram deportados do país norte-americano dão conta de que muitos passam fome e frio deitados em salas com ar-condicionado ligado e cobertos apenas com uma folha de alumínio. Histórias sobre maus tratos e humilhação são frequentes.
Veja mais: Brasileiros deportados relatam humilhação e maus tratos nos EUA
Na última sexta-feira, um padeiro que vivia no interior de Minas e tentou a sorte ao cruzar a fronteira dos Estados Unidos junto com a sua filha contou à reportagem da RecordTV Minas que foi acusado de estupro, agredido e algemado por policiais norte-americanos no abrigo montado para estrangeiros.