Revista lista UFMG e UFV entre as melhores universidades do mundo
Instituições mineiras ficaram entre as 1.000 melhores do mundo em pesquisa feita por revista chinesa; Harvard lidera ranking
Minas Gerais|Antonio Paulo, da Record TV Minas
Uma revista acadêmica chinesa listou a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a UFV (Universidade Federal de Viçosa) entre as 1.000 melhores universidades do mundo em 2022. A publicação foi divulgada nesta segunda-feira (15).
De acordo com a Shanghai Ranking Consultancy, a UFMG está entre as 500 melhores instituições acadêmicas do mundo, de acordo com critérios acadêmicos como medalhas em áreas de estudo, artigos publicados em revistas e até vencedores de prêmios Nobel. A UFV ficou entre as 700 melhores. A USP (Universidade de São Paulo) foi a instituição brasileira melhor posicionada, configurando entre as 150 melhores do mundo.
De acordo com o site oficial, a Shanghai Ranking Consultancy é uma instituição independente de ensino superior que pertence a Shanghai Jiao Tong University, na China. O ranking é feito desde 2003. Mais de 2.500 universidades em todo mundo são avaliadas.
A Harvard é quem lidera a lista, seguido por Stanford e Massachusetts Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), todas dos Estados Unidos. Desde quando surguiu o levantamento, a Harvard é avaliada como a melhor universidade do mundo.
Top 5 do Mundo
1º Harvard University (EUA);
2º Stanford University (EUA);
3º Massachusetts Institute of Technology (EUA);
4º University of Cambridge (ING);
5º University of California, Berkeley (EUA).
Top 5 Brasil
101-150º: Universidade de São Paulo;
301-400º: Universidade de Campinas;
401-500º: Universidade Federal de Minas Gerais;
401-500º: Universidade Federal do Rio de Janeiro;
401-500º: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.