Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rios transbordam com chuva e provocam alagamentos em Minas

 Defesa Civil ainda calcula o número de pessoas desalojadas após temporal que atingiu cidades da Zona da Mata

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Nível do rio subiu quatro metros em Carangola (MG)
Nível do rio subiu quatro metros em Carangola (MG) Nível do rio subiu quatro metros em Carangola (MG)

Casas e ruas ficaram alagadas em cidades da Zona da Mata, em Minas Gerais, nesta sexta-feira (19), após rios que cortam a região transbordarem devido a um forte temporal que caiu sobre os municípios.

As equipes de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros ainda fazem levamento sobre o número de cidades atingidas, bem como do total de pessoas que precisaram ser retiradas de casas. Não há informações de mortos e feridos em função das inundações.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil Estadual, entre as cidades afetadas estão Abre Campo, Serecita, Pedra Bonita, Matipó, Santa Margarida, Carangola, Divino e Orizânia.

Representantes da prefeitura de Carangola, a 374 km de Belo Horizonte, relataram que ao menos 20 pessoas ficaram desalojadas e foram levadas para uma escola. Até o final da tarde o rio já havia subido quatro metros.

Publicidade

Em Luisburgo, a cerca de 300 km da capital mineira, o temporal provocou fez com que uma represa de água transbordasse. Moradores foram retirados de casa. A prefeitura ainda contabiliza o número de atingidos.

Previsão do tempo

Publicidade

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva forte na região foi provocada pelo fenômeno conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul, que acontece quando a umidade do Norte vai para a região Sudeste, passando pelo Centro-Oeste.

Anete Fernandes, meteorologista do órgão, explica que grandes volumes de chuva costumam se formar quando a unidade que chega encontra altas temperaturas, o que tem ocorrido nos últimos dias na Zona da Mata.

Publicidade

Leia também: Inundação deixa ao menos 4.000 desabrigados em Manhuaçu (MG)

Segundo a especialista, as chuvas fortes devem persistir na região no fim de semana, principalmente nas áreas que ficam no entorno de Manhuaçu e Divino.

— Como já choveu bastante, não precisa de muita chuva forte para ter problema. Só de ser contínua, já há risco de transbordamento e deslizamento de terra. Por isto a população precisa ter atenção aos alertas da Defesa Civil.

"A Defesa Civil de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), envia, diariamente, mensagens de SMS, com alertas meteorológicos. Para se cadastrar e receber os alertas basta enviar uma mensagem de texto (SMS), informando o CEP da residência ou local desejado, para o número 40199. Esse cadastro é muito importante, pois, ao receber o alerta, o cidadão pode tomar suas medidas de atenção e autoproteção e ajudar outras pessoas", destacou a Defesa Civil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.