Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Santa Casa de Belo Horizonte realiza campanha para arrecadar dinheiro após incêndio  

Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 10 milhões, mas depósito do valor deve demorar de 12 a 18 meses 

Minas Gerais|Maria Luiza Reis*, Do R7

Pacientes e funcionários quebraram janelas para haver circulação de ar
Pacientes e funcionários quebraram janelas para haver circulação de ar Pacientes e funcionários quebraram janelas para haver circulação de ar

A Santa Casa de Belo Horizonte iniciou uma campanha de arrecadação pública de dinheiro para realizar a reforma dos leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva)atingidos pelo incêndio do dia 27 de junho no local. Em Minas Gerais, é o hospital com o maior número de unidades do gênero, setor que foi o principal afetado pelo fogo. 

Devido ao incêndio, 50 leitos de terapia intensiva foram desativados. Com essas unidades fora de operação, a instituição informou que mais de 200 pessoas estão deixando de ser atendidas por mês. As perdas incluíram mobiliários, equipamentos, cabeamentos elétricos, além da própria estrutura.

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou a Santa Casa BH no dia 1º de julho e anunciou a liberação de R$ 10 milhões para a reforma. O hospital informou, no entanto, que para que esse valor seja liberado são necessárias diversas etapas, e isso pode levar de 12 a 18 meses. Além disso, a verba deverá ser destinada exclusivamente para a compra de novos equipamentos.

A campanha de financiamento tem como objetivo, portanto, arrecadar recursos para que os leitos de CTI sejam restabelecidos o mais rápido possível. “A reabertura do CTI exige pressa, por isso estamos lançando essa ação”, explicou o representante Roberto Otto.

Publicidade

O incêndio

Na noite do dia 27 de junho, por volta das 20h, um incêndio se iniciou no 10º andar do hospital. A fumaça se espalhou por outros andares, e centenas de pessoas tiveram que ser evacuadas da unidade. Dois pacientes não resistiram e morreram por causas relacionadas ao acidente. 

Publicidade

Os pacientes foram levados para a avenida em frente à Santa Casa BH, onde receberam os primeiros cuidados e depois foram direcionados para o Hospital São Lucas e para outras unidades da capital mineira. Muitos funcionários inalaram fumaça e 31 precisaram ser internados. Todos já receberam alta.

Aqueles que se interessam em contribuir para a campanha podem acessar o link.

*Estagiária, sob supervisão de Ana Gomes 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.