Simulado de emergência mobiliza moradores de Igarapé (MG)
Convocatória foi feita pela Mineração Morro do Ipê, que mantém operações no local; segundo empresa, barragem B1 Auxiliar está estável e é monitorada
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
Moradores da cidade de Igarapé, localizada na Grande BH, participam neste sábado (30) de simulados de emergência. Dessa vez, a ação é coordenada pela Mineração Morro do Ipê, responsável pela barragem B1 Auxiliar, que mantém operações no local.
Segundo a mineradora, moradores dos bairros Aparecida, Candelária, Maracanã e Nova Esperança se mobilizam nas atividades de simulação, que tem como objetivo orientar a população sobre os procedimentos que devem adotar caso a barragem se rompa. Conforme a empresa, a barragem é considerada estável e vem sendo monitorada diariamente.
Leia também
A Morro do Ipê afirmou que a realização dos simulados é uma obrigação legal e tem por objetivo orientar a população sobre como agir em caso de emergência. Placas sinalizando pontos de encontro e rotas de fuga foram instaladas na cidade.
"Equipes da Morro do Ipê também estão na região para distribuição de material informativo com orientações para os moradores sobre a realização dos simulados. Órgãos públicos responsáveis por atuar em situações de emergência (Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, órgãos ambientais, Cemig e Copasa) também serão treinados na ocasião. Estão previstas ainda a realização de outras três simulações abrangendo as comunidades que precisam ser treinadas", afirma e mineradora, em nota.
Outros simulados
A Mineração Morro do Ipê também já marcou datas para as próximas simulações que envolvem as atividades da empresa. Na próima etapa, agendada para o dia 27 de abril, participarão moradores dos bairros Cidade Nova, Ouro Preto, Novo Horizonte, Miriti e Imperial. Em 25 de maio, é a vez de quem vive nas comunidades de Jardim das Roseiras, Progresso, JK e Industrial. A última fase, em 29 de junho, envolve os moradores dos bairros São Sebastião, Cidade Jardim, Novo Horizonte e Panorama.
A partir desta data também estão agendadas simulações na cidade de São Joaquim de Bicas. Os bairros convocados a participar das ações são Campina Verde, Santa Rita, Casa Grande, Centro, Tereza Cristina, Boa Esperança, Santa Tereza e região industrial.