Minas Gerais "The Street Store": loja gratuita a céu aberto para moradores de rua chega a BH

"The Street Store": loja gratuita a céu aberto para moradores de rua chega a BH

Professora universitária trouxe a iniciativa internacional para Minas Gerais

"The Street Store": loja gratuita a céu aberto para moradores de rua chega a BH

Iniciativa já passou por cidades de todo o mundo

Iniciativa já passou por cidades de todo o mundo

Reprodução/Facebook

Belo Horizonte recebe neste sábado (11) a primeira edição do evento The Street Store. A loja a céu aberto será instalada na frente do Parque Municipal, na av. Afonso Pena, no centro da capital mineira. Diferente de outros estabelecimentos, no entanto, o objetivo está longe de ser o lucro: o público-alvo deste comércio social são os moradores de rua. Toda a mercadoria é gratuita e cada cliente poderá pegar quantas peças quiser.

A iniciativa é internacional e foi trazida para Minas Gerais pela professora universitária Luciana dos Santos Duarte, de 28 anos. Ela conta que deu início ao planejamento em outubro do ano passado, quando entrou em contato com os idealizadores e demonstrou interesse em apoiar a causa. Já no início de 2015, ela propôs aos seus alunos de Engenharia de Produção que abraçassem a ideia. A repercussão foi tanta que, rapidamente, ela conseguiu 100 voluntários e continua recebendo ligações e e-mails diariamente de pessoas querendo ajudar.

Para arrecadar roupas e calçados, eles espalharam sete pontos de coleta na cidade, nas regiões centro-sul, Pampulha, centro e Venda Nova. Luciana comemora o sucesso: o material acumulado lotou quase uma sala de aula inteira. A divulgação foi intensa: entre os 1.500 moradores de rua da capital, aproximadamente 957 foram pessoalmente avisados.

— Não consigo mensurar a quantidade e ainda estamos coletando muita coisa. Mesmo com tanta gente avisada, os alunos vão até os locais onde eles costumam ficar e chamar para que eles peguem quantas peças quiserem, o importante é fazer o bem.

Leia mais notícias no R7 MG

O evento começa às 8h e segue até 18h. Esta é a 189ª Street Store organizada no mundo. A loja já foi organizada em cidades da Europa e da África, além de São Paulo, Belém e Fortaleza, no Brasil. Luciana explica que, caso sobre algum material, as doações ficarão guardadas já que o intuito é seguir com novas edições do projeto em diversas cidades do Estado.