Tiradentes (MG) restringe comércio e proíbe bebidas nos bares
Um dos principais destinos turísticos de Minas já havia proibido festas de fim de ano; cidade registrou um óbito por covid
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
A Prefeitura de Tiradentes restringiu o funcionamento do comércio na cidade a partir dessa quinta-feira (24). Um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais limitou horário de funcionamento de estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes, probiu o consumo de bebida alcoólica nestes locais e restringiu a realização de festas até o dia 31 de dezembro.
De acordo com decreto 3.3.47/2020, publicado nesta quinta, lanchonetes e restaurantes só podem funcionar até às 22h durante todo o mês de dezembro. Comerciantes devem exigir o cumprimento dos protocolos, como a manutenção de distanciamento de dois metros entre as mesas.
Após 75 dias, Parque do Ibitipoca é fechado devido à covid-19
Clientes não podem consumir produtos em pé e os estabelecimentos estão proibidos de oferecer atrações como "música ao vivo" e "espaço kids".
No dia 31 de dezembro, o horário é estendido até às 23h59, mas as festas de réveillon estão suspensas.
O decreto da prefeitura também proíbe o consumo de bebidas alcoólicas, tanto em locais públicos como estabelecimentos fechados, como bares, restaurantes e lanchonetes.
Protocolo
De acordo com o texto, para funcionarem, os estebelecimentos devem cumprir uma série de regras, como:
- uso obrigatório de máscara;
- disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos;
- adoção de horário de atendimento prioritário para idosos;
- limitação da capacidade de pessoas;
Minas Consciente
O município de Tiradentes está classificado na "onda vermelha" do programa Minas Consciente, que só prevê a autorização de funcionamento para serviços considerados essenciais, como supermercados, farmácias e padarias. Atualmente, oito das 14 regiões de Minas Gerais está nessa classificação.