Após 75 dias, Parque do Ibitipoca é fechado devido à covid-19
Unidade fica na região Sudeste de Minas Gerais, que está na onda vermelha, a mais restrita no programa Minas Consciente
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7, com Marcella Gasparete, da RecordTV Minas
O Parque Estadual do Ibitipoca será fechado para visitação de turistas a partir desta sexta-feira (25) devido à alta dos casos de covid-19 na região.
A decisão foi tomada pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas) um dia depois da determinação do Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo de Minas, que incluiu oito das 14 regiões do Estado na "onda vermelha" do programa Minas Consciente.
Nessa fase, só é permitido o funcionamento de estabelecimentos considerados essenciais, como farmácias, supermercados e padarias.
O Parque Estadual do Ibitipoca está localizado na cidade de Lima Duarte, a 295 km de Belo Horizonte, e pertence à região Sudeste. Essa é uma das oito que estão na "onda vermelha". A unidade foi aberta no dia 7 de novembro após seis meses fechado.
Onda vermelha
Além da região Sudeste, as macrorregiões do Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sul e Centro-Sul tambem terão medidas restritivas, que valem por uma semana.
Outras quatro regiões, Triângulo do Norte, Centro, Norte, Noroeste e Oeste estão na onda amarela e apenas uma está classificada na "onda verde" do programa Minas Consciente, que permite a abertura de todos os estabelecimentos comerciais, inclusive os que têm maior potencial de transmissão do coronavírus.