Vacinação extra contra meningite C termina em BH um dia antes do previsto
Estoque do imunizante para o grupo não prioritário terminou na tarde desta quinta (27); público-alvo continuará sendo atendido
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Prevista para acontecer até esta sexta (28), a vacinação contra meningite C para o público em geral em Belo Horizonte terminou mais cedo. A prefeitura confirmou que o estoque chegou ao fim na tarde desta quinta-feira (27).
"A Secretaria Municipal de Saúde aplicou mais de 250 mil doses da vacina contra a meningite C, desde a ampliação temporária do público-alvo para receber o imunizante, ocorrida no fim do último mês de março", declarou no início da noite.
A aplicação do medicamento nos últimos meses estava acontecendo para um público que não está previsto no calendário anual, conforme explica Fábio Pimenta, subsecretário de promoção à saúde de BH.
"Foi uma ampliação temporária que o Ministério da Saúde autorizou em função da disponibilidade de vacina. A ampliação não vai prejudicar o atendimento aos grupos prioritários, que são crianças até 10 anos e profissionais da saúde, que estão em faixa de maior risco", detalha.
"É importante ressaltar que, a partir da próxima semana, conforme indicação técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, a vacinação de rotina contra a Meningite C para crianças e adolescentes não vacinados continuará sendo realizada normalmente em todos os Centros de Saúde. Trabalhadores da área da Saúde que também não foram imunizados podem se vacinar até julho deste ano, conforme orientação do governo federal", informou a prefeitura em nota.
Sobre a doença
A meningite é caracterizada pela inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o sistema nervoso central, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. As complicações podem levar à morte em pouco tempo ou deixar sequelas neurológicas. O principal sintoma é a dor de cabeça forte nos adultos.
Em crianças menores alguns outros sintomas podem ser notados, como rigidez na nuca, febre alta, vômito em jatos e manchas vermelhas pelo corpo. Em caso de aparecimento de algum desses sinais, é preciso procurar uma unidade médica com urgência.
Vídeo mostra grandes filas de espera para vacinação contra Meningite C em BH