Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vale deve retirar de casa 280 vizinhos de barragem em Minas

Nível de emergência da estrutura foi elevado para 2, na escala que vai até 3; mineradora diz que não há risco de rompimento do reservatório

Minas Gerais|Camila Cambraia, da Record TV Minas

Barragem fica em Ouro Preto (MG)
Barragem fica em Ouro Preto (MG) Barragem fica em Ouro Preto (MG)

Representantes da mineradora Vale se reúnem com a Defesa Civil de Minas Gerais, nesta terça-feira (7), para definir como vai retirar de casa 61 famílias que vivem próximas à barragem Doutor, em Ouro Preto, a 96 km de Belo Horizonte. Ao todo, aproximadamente 280 pessoas serão afetadas.

A adoção das medidas foi anunciada após a estrutura, que fica no distrito de Antônio Pereira, ter o nível de emergência elevado a dois, na escala que vai até três. De acordo com a mineradora, a atualização foi feita devido a mudanças nos protocolos de avaliação da empresa. A companhia garante que a barragem está sendo monitorada 24 horas e não corre risco de se romper. 

Leia também: Vale, ArcelorMittal, CSN e outras não atestam estabilidade

A Vale já encaminhou à Defesa Civil o plano de evacuação para as famílias que moram nas áreas de autossalvamento, que são aqueles locais onde os moradores teriam menos de 30 minutos para fugir em caso de estouro da estrutura.

Publicidade

Durante esta tarde, a companhia vai estabelecer a data da remoção dos moradores, que devem ser levados para pousadas ou casas alugadas pela companhia. A mineradora vai discutir, ainda, o plano de retirada dos animais que vivem na região e um pacote de apoio aos comerciantes locais.

Veja mais informações sobre a barragem Doutor:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.