Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Zema sugere que o governo federal fez 'vista grossa' para acontecer 'o pior' durante atos em Brasília

Governador de MG diz que não tem provas, mas fala em tentativa do Planalto de se passar por 'vítima'; políticos rebatem

Minas Gerais|Do R7


Romeu Zema, governador de MG
Romeu Zema, governador de MG

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sugeriu que o governo federal foi conivente com os ataques ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro, fazendo "vista grossa" para "o pior acontecer".

Mesmo sem provas, as declarações foram dadas durante entrevista à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre (RS), nesta segunda-feira (16).

"Me parece que houve um erro da direita radical — lembrando que é uma minoria — e houve erro também, talvez até proposital, do governo federal, que fez vista grossa para que o pior acontecesse e ele se fizesse, posteriormente, de vítima", declarou durante a entrevista. "É uma mera suposição, mas são as investigações que vão apontar se foi isso mesmo que aconteceu ou não", concluiu.

"Existe essa suposição. Qualquer conclusão agora é prematura, mas o GSI [Gabinete de Segurança Institucional] foi previamente comunicado sobre as manifestações. Ele não se mobilizou e não fez plano de contingência. É a mesma coisa de falarmos que vamos ter em determinado local um produto explosivo com muitas pessoas e você não tomar nenhuma medida preventiva", continuou o político.


A reportagem procurou o governo federal para comentar as declarações e aguarda retorno.

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT), líder do partido na Câmara, criticou as falas do governador. "Quando não se sabe o que dizer, melhor se calar. Zema fala bobagem ao acusar o governo Lula pelos ataques terroristas que a República sofreu. Deveria se comportar como um democrata, e não fazer coro com os fascistas", escreveu em uma rede social.

O deputado estadual Cristiano Silveira, presidente do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais, também refutou as declarações de Zema. "Ao invés de responsabilizar os verdadeiros culpados pelos atos terroristas, o governador prefere levantar suspeitas contra Lula. Mais uma vez, Zema mostrou de que lado está", escreveu.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.