Elon Musk comprou a rede americana CNN após vitória de Trump, como garantiu Milei?
Bilionário participou da campanha do republicano com doações de dinheiro e atos em comícios, mas não fechou qualquer negócio
MonitoR7|Do R7
O presidente da Argentina, Javier Milei, disse, nesta sexta-feira (8), em discurso na Câmara Argentina de Comércio, que o empresário Elon Musk comprou o canal de notícias CNN e que isso é um ponto-chave para a liberdade de imprensa.
“Isso é para se animar. Vocês verão que vão falar um pouco melhor sobre o que Donald Trump faz, porque, hoje, Elon Musk comprou aquele guardião imundo que era a CNN. Então, agora, não vamos ter só liberdade no X, mas também um canal que não seja tão socialista, tão esquerdista”, disse Milei em discurso reproduzido pelo jornal argentino Clarín.
A informação, no entanto, não é verdadeira. Milei caiu numa pegadinha de um perfil na rede social X que faz paródia de Musk.
A fala do argentino teve o retorno do republicano à Casa Branca como pano de fundo. Trump derrotou Kamala Harris nas urnas e voltará a governar os Estados Unidos a partir de 2025.
Em publicação no X, no dia 1º de novembro deste ano, o perfil que faz piadas com possíveis declarações de Elon Musk escreveu que iria comprar a CNN, a Fox News e todos os veículos de mídia, e afirmou trocaria as marcas desses veículos por emojis de palhaço — tudo em tom jocoso.
“Vou comprar a CNN, a Fox News e todos os meios de comunicação tradicionais e depois mudar seus logos para 🤡🤡🤡🤡… O que você acha?“, tuitou.
Nem a cadeia de mídia, nem o bilionário da tecnologia se pronunciaram sobre esses rumores. Portanto, não existe confirmação dessa suposta compra da CNN ou outra rede de TV por Musk.
Milei não se deu conta que a publicação não passava apenas de uma brincadeira do bilionário e, na fala a empresários, ainda emendou: “A sociedade terá que se acostumar culturalmente ao crescimento, depois de uma década da economia sem crescimento, com uma sociedade atordoada. Havíamos nos acostumado à miséria e, agora, faremos isso com a miséria.”
Musk integrou a corrida de Trump à Casa Branca por praticamente todo o ano de 2024. O dono do conglomerado de empresas que levam a letra X foi um dos apoiadores mais ricos do republicano para vencer a rival democrata.
O bilionário também comemorou com o presidente eleito, na casa dele em Mar-a-Lago, o resultado do pleito. Por outro lado, Trump já encheu Musk de elogios em seu discurso.