'Mini-jacaré fofinho' que aparece em vídeo viral existe?
Filmagem mostra um suposto crocodiliano bem pequeno, que fez muita gente se questionar se ele existe ou não
MonitoR7|Matheus Borges*, do R7
Um vídeo que mostra um suposto "minijacaré" em cima de algumas plantas se tornou viral e fez com que os internautas se pergutassem se ele é real, integrante de uma espécie de réptil que realmente existe.
Na filmagem o animalzinho não emite nenhum som nem se move, aumentando ainda mais a dúvida do público. Apesar de bonitinho, o animal é falso.
Em entrevista ao R7, Cynthia Prado, bióloga e professora da Unesp, confirmou que esse animal não existe e foi, provavelmente, uma brincadeira feita por alguém.
Ela assegura que há somente três famílias de crocodilianos no planeta: a dos jacarés, dos crocodilos e do gavial, com 27 espécies conhecidas e nenhuma apresenta as características apresentadas no vídeo.
Já o zoólogo e herpetólogo Sérgio Rangel Pinheiro comentou o clipe nas redes sociais, e afirmou que o vídeo foi produzido com o uso de algum tipo de boneco ou aplicativo de inteligência artificial.
Rangel diz ainda que muitos de seus seguidores questionaram se poderia ser um réptil com nanismo. No entanto, ele adverte que não, pois a cabeça parece estar totalmente formada, enquanto o corpo, patas e cauda são muito pequenos para a idade que o jacaré aparenta ter.
Na visão dos especialsitas, seria praticamente impossível esse animal estar vivo, já que, além de não ser capaz de nadar, algo fundamental para os crocodilianos, ele provavelmente já nasceria sem vida, devido às suas características.
*Sob supervisão de Filipe Siqueira.
A lenda é real! Jacaré é visto em bueiro e aterroriza condomínio