Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7
Publicidade

Falso: Lewis Hamilton não vestiu camisa com rosto de Lula 

Montagem mostra o astro da Fórmula 1 usando camiseta com imagem do ex-presidente

MonitoR7|Ana Luiza Pêgo, do R7*

Lewis Hamilton, no GP de São Paulo 2021
Lewis Hamilton, no GP de São Paulo 2021 Lewis Hamilton, no GP de São Paulo 2021

A imagem que circula nas redes sociais e mostra o piloto Lewis Hamilton posando com uma camiseta estampada com o rosto do ex-presidente Lula é falsa. Na internet, internautas se dividem entre aprovar e repudiar o suposto gesto do britânico.

Vale dizer que a postagem da foto original nem mesmo foi feita pelo piloto, e sim por um fã-clube de Hamilton. No Twitter, uma conta publicou a foto falsa, sem nenhuma legenda. Isso bastou para que o suposto registro viralizasse. O autor da postagem não se pronunciou sobre a situação.

Confira o tuíte com a montagem abaixo:

Na realidade, Hamilton usava uma camiseta branca com algumas marcas estampadas. Inclusive, uma delas era a da equipe que o piloto representa nas pistas, a Mercedes-Benz AMG Petronas.

Publicidade

A foto original, publicada pela conta de fã no Instagram, foi postada em abril de 2021. No mesmo dia, Hamilton postou outros registros em que estava com a mesma camiseta, o que prova que não passa de uma montagem. Pelo fato de a camiseta ser branca, a estampa do rosto do ex-presidente parece real. Porém, não é verdade.

Para efeito de comparação, o MonitoR7 pôs as duas imagens lado a lado. À esquerda, a foto original publicada pelo fã-clube. Do lado direito, a montagem espalhada nas redes sociais.

Publicidade

Veja:

É falso que Hamilton tenha usado camiseta com estampa do rosto de Lula
É falso que Hamilton tenha usado camiseta com estampa do rosto de Lula É falso que Hamilton tenha usado camiseta com estampa do rosto de Lula

Por falar em Lewis Hamilton, na última quinta-feira (9), a Câmara dos Deputados promulgou uma resolução que dá ao piloto britânico de Fórmula 1 o título de cidadão honorário do Brasil. Ainda não há uma data para a sessão solene. 

Publicidade

A proposta foi apresentada pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e recebeu parecer favorável do relator em plenário, o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR). Entre as justificativas, a de que, em uma corrida em Interlagos em novembro de 2021, Hamilton homenageou Ayrton Senna (1960-1994) ao vencer a corrida e carregar a bandeira tal como o brasileiro fazia. 

Leia também

Portanto, é falso que Lewis Hamilton tenha usado camiseta com o rosto de Lula. A fotografia original foi modificada, de forma a estampar uma imagem do ex-presidente na parte da frente da vestimenta. Na verdade, o piloto usava uma camiseta da escuderia que defende na Fórmula 1.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7 que nós a checamos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br

*Estagiária do R7, com edição de Fabíola Glênia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.