Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara aprova título de cidadão honorário brasileiro a Lewis Hamilton

Honraria será concedida ao piloto de Fórmula 1 por ele ter repetido gesto de Ayrton Senna ao vencer o Grande Prêmio de São Paulo

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Lewis Hamilton após vencer o GP de São Paulo em 2021
Lewis Hamilton após vencer o GP de São Paulo em 2021 Lewis Hamilton após vencer o GP de São Paulo em 2021 (AMANDA PEROBELLI/REUTERS)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) um projeto de resolução que concede o título de cidadão honorário do Brasil ao piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton. O britânico receberá o condecoração pelas homenagens que fez ao Brasil durante o Grande Prêmio de São Paulo da modalidade no ano passado.

Hamilton usou um capacete personalizado, com detalhes em verde, amarelo e azul, e após vencer a corrida deu uma volta pelo autódromo de Interlagos com a bandeira do Brasil em uma das mãos. O piloto ainda subiu ao pódio agasalhado com a bandeira.

A comemoração de Hamilton remeteu a um gesto feito por Ayrton Senna, em 1991. Naquele ano, o piloto brasileiro venceu pela primeira vez dirigindo em Interlagos e deu uma volta adicional pelo autódromo carregando a bandeira nacional.

O projeto de resolução foi elaborado pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE). Na justificativa, o parlamentar destacou que a atitude de Hamilton em repetir Senna foi um "gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos".

Publicidade

"O gesto de Hamilton foi importante. Ele nos ajuda a lembrar que as cores nacionais não têm partido nem dono. Essas cores representam a totalidade do povo brasileiro. Nossas cores e nossa bandeira nos une e nos representa para o mundo. Somos a nação do verde e amarelo, independentemente de nossas divergências e de nossa diversidade", frisou o deputado.

Relator do projeto, o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) lembrou que Senna é um dos maiores ídolos de Hamilton e destacou que "a proximidade de Hamilton com nosso país é profunda e emocionalmente forte".

Publicidade

"Sua vitória em Interlagos e o respeito com que tratou a bandeira nacional nos lembra que esse símbolo está acima de todos nós. Nossa bandeira é a representação mais forte da identidade brasileira. Nossas cores, o verde e o amarelo, nos unem e nos identificam em todo o mundo", ressaltou.

Nas redes sociais, Hamilton celebrou o título. "Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo", publicou.

O título deverá ser entregue a Hamilton em sessão solene da Câmara dos Deputados, ainda sem data marcada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.