Surto no Rio de Janeiro: a vacina funciona?
UTIs para Covid têm maior ocupação em 2 meses; 7 cidades chegam a 100% de ocupação
MonitoR7|Do R7

O Estado do Rio de Janeiro passa por um novo desafio na saúde pública. Ao menos sete municípios do estado estão hoje com ocupação máxima nos leitos de UTI para Covid-19. E a ocupação na rede pública estadual é de 70%, o maior índice desde 13 de junho.
Estes dados tem sido usado em diversas mensagens disseminadas em grupos de aplicativos, relacionando a piora dos números com a ampliação da vacinação. Uma das mensagens mais encaminhadas usa como fonte de informações a publicação de um site que já foi citado na CPMI das Fake News no Congresso Nacional.
A publicação afirma que o Estado do Rio estaria com mais de 80% de sua população totalmente imunizada e que o surto pelo qual o estado passa seria uma comprovação da ineficiência da vacina. A disseminação da variante Delta do coronavírus até é citada na publicação, mas o foco é uma possível coincidência entre os aumentos nos números de vacinados e de pessoas procurando atendimento em razão da doença.
Já de início, a publicação traz uma distorção. Usa o número da população da cidade do Rio de Janeiro(6.747.815) como se fosse do Estado e usa o dado correto do número de vacinados no Estado até aquele dia(4.062.334). Isso faz com que o resultado do cálculo de vacinados em relação à população fique completamente distorcido, com o número de vacinados parecendo ser muito maior do que realmente é.
O estado do Rio conta com 52,97% de sua população vacinada com a primeira dose, porém apenas 23,81% totalmente vacinada. Os números na capital são melhores, mas ainda longe do ideal. A cidade do Rio está, segundo o último Boletim Epidemiológico, com 65,8% de sua população vacinada com a primeira dose e apenas 30,6% com as duas ou dose única.
Além disso, ao contrário do que a publicação indica, a variante Delta não pode ser tratada como detalhe. Estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro aponta que ela já é responsável por mais de metade(56,6%) das contaminações no Estado.
No mundo inteiro se viu uma redução drástica das internações, e consequentemente dos óbitos também, após uma vacinação em massa. As internações, em vários países que já vinham registrando melhora nos indicadores de saúde, voltaram a subir agora justamente pela replicação da variante Delta. E pelo ainda baixo número de pessoas que tiveram imunização completa, recebendo as duas doses da vacina ou a vacina de dose única.
Sempre é bom lembrar também que as vacinas não garantem 100% de imunidade. Pessoas vacinadas podem ser infectadas e até sofrerem consequências graves. Mas isso não diminui a importância da vacina.
Por fim, a publicação usada como base para as postagens ainda traz mais desinformação. O texto defende o tratamento da Covid-19 com remédios que não têm efeito contra a doença e traz informações enganosas sobre os efeitos colaterais das vacinas, que são até chamadas de "armas biológicas".
