[Avaliação] Testamos novos assistentes de segurança da Sprinter
Mercedes-Benz equipa a van com diversos equipamentos de segurança ativa e motor de 150cv
Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.
Lançada no Brasil em 1997, a Mercedes-Benz Sprinter comemora 25 anos de Brasil. A van, que em 2019 ganhou uma terceira geração, recebeu diversos equipamentos de segurança adicionais, que o R7 Autos Carros pôde testar em um circuito fechado.
Mas antes da avaliação, é preciso saber que a Mercedes-Benz Sprinter mantém sua versatilidade. A tradicional van pode ser utilizada como ambulância, van de passageiros, motor home, transporte escolar e conta com opções de 3,5, 4,1 e 5 toneladas, que podem ser conduzidas por motoristas com CNH do tipo B caso utilize a van para levar carga. Segundo a marca, é possível fazer mais de 80 combinações com o utilitário para variadas aplicações.
A Mercedes-Benz Sprinter, que tem tração traseira, conta com direção elétrica e sistemas de multimídia com nova conexão com smartphones. A montadora ainda instalou assistente de segurança ativa para evitar acidentes como assistente de vento lateral, sistema eletrônico de estabilidade, controle de tração, sistema de mudança de faixa com conforto, controle de carga adaptativo, assistente ativo de frenagem, entre outros itens.
Em relação à motorização, a Mercedes-Benz equipa a Sprinter com motor de quatro cilindros de 1.950 cilindrada, que entrega 150 cv com torque de 34,7 kgfm de torque.
Avaliação R7
A avaliação da Mercedes-Benz Sprinter foi feita dentro de uma ambiente controlado do estacionamento do Expo Center Norte em um circuito fechado.
O primeiro teste foi com o assistente de frenagem que começa atuar a partir dos 7 km/h. Esse sistema permite fazer a frenagem de forma assistida sem que o motorista utilize os freios. A tecnologia pode frear a van 100% em caso de uma colisão iminente ou frear suavemente quando um veículo é detectado à frente.
O segundo teste foi com o programa eletrônico de estabilidade. Para essa situação a Mercedes-Benz disponibilizou uma Sprinter preparada para desligar o sistema e, também, com barras laterais evitar uma capotagem. Sem o sistema ligado a uma velocidade de 50 km/h a van perde totalmente a estabilidade. Já em uma velocidade de 60 km/h com a tecnologia ligada o carro parece estar mais devagar devido à atuação dos freios, o que confere segurança e conforto.
Por fim, avaliamos o controle de tração, que ajuda a Sprinter a vencer obstáculos sem dificuldades jogando a força da tração para as rodas que precisam de mais força para tracionar.
Histórico da Sprinter
A primeira geração da Mercedes-Benz Sprinter foi lançada no Brasil em 1997 como resposta direta à invasão das vans asiáticas e da nova geração da Kombi que estreava no mesmo ano. A segunda geração chegou em 2012, quando manteve o design, mas com lanternas maiores. Já a terceira geração e atual foi lançada em 2019, quando recebeu faróis mais finos e uma ampla grade frontal com um novo desenho além de melhorias na carroceria é maior tecnologia.
NOVA FORD TRANSIT FURGÃO está de volta! Vai vencer a tradicional Mercedes Sprinter? Veja o vídeo!
De acordo com a montadora, ao longo destes anos foram vendidas mais de 180 mil unidades da Sprinter, que concorre atualmente com a nova Ford Transit, Fiat Ducato e Renault Master.
*Com a colaboração Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.