Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

[Avaliação] Testamos novos assistentes de segurança da Sprinter

Mercedes-Benz equipa a van com diversos equipamentos de segurança ativa e motor de 150cv

Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.

Modelo alterado para o teste de estabilidade
Modelo alterado para o teste de estabilidade Modelo alterado para o teste de estabilidade

Lançada no Brasil em 1997, a Mercedes-Benz Sprinter comemora 25 anos de Brasil. A van, que em 2019 ganhou uma terceira geração, recebeu diversos equipamentos de segurança adicionais, que o R7 Autos Carros pôde testar em um circuito fechado.

Mercedes-Benz Sprinter tem tração traseira e direção elétrica
Mercedes-Benz Sprinter tem tração traseira e direção elétrica Mercedes-Benz Sprinter tem tração traseira e direção elétrica

Mas antes da avaliação, é preciso saber que a Mercedes-Benz Sprinter mantém sua versatilidade. A tradicional van pode ser utilizada como ambulância, van de passageiros, motor home, transporte escolar e conta com opções de 3,5, 4,1 e 5 toneladas, que podem ser conduzidas por motoristas com CNH do tipo B caso utilize a van para levar carga. Segundo a marca, é possível fazer mais de 80 combinações com o utilitário para variadas aplicações.

Aplicação de salão de cabeleireiro móvel
Aplicação de salão de cabeleireiro móvel Aplicação de salão de cabeleireiro móvel

A Mercedes-Benz Sprinter, que tem tração traseira, conta com direção elétrica e sistemas de multimídia com nova conexão com smartphones. A montadora ainda instalou assistente de segurança ativa para evitar acidentes como assistente de vento lateral, sistema eletrônico de estabilidade, controle de tração, sistema de mudança de faixa com conforto, controle de carga adaptativo, assistente ativo de frenagem, entre outros itens.

Modelo pode ser utilizado como van de passageiros
Modelo pode ser utilizado como van de passageiros Modelo pode ser utilizado como van de passageiros

Em relação à motorização, a Mercedes-Benz equipa a Sprinter com motor de quatro cilindros de 1.950 cilindrada, que entrega 150 cv com torque de 34,7 kgfm de torque.

Publicidade
Modelo também pode ser usado como motor home
Modelo também pode ser usado como motor home Modelo também pode ser usado como motor home

Avaliação R7

A avaliação da Mercedes-Benz Sprinter foi feita dentro de uma ambiente controlado do estacionamento do Expo Center Norte em um circuito fechado.

Publicidade
Aparelho feito para testar o controle de tração
Aparelho feito para testar o controle de tração Aparelho feito para testar o controle de tração

O primeiro teste foi com o assistente de frenagem que começa atuar a partir dos 7 km/h. Esse sistema permite fazer a frenagem de forma assistida sem que o motorista utilize os freios. A tecnologia pode frear a van 100% em caso de uma colisão iminente ou frear suavemente quando um veículo é detectado à frente.

Controle de estabilidade mantém Sprinter no traçado com segurança
Controle de estabilidade mantém Sprinter no traçado com segurança Controle de estabilidade mantém Sprinter no traçado com segurança

O segundo teste foi com o programa eletrônico de estabilidade. Para essa situação a Mercedes-Benz disponibilizou uma Sprinter preparada para desligar o sistema e, também, com barras laterais evitar uma capotagem. Sem o sistema ligado a uma velocidade de 50 km/h a van perde totalmente a estabilidade. Já em uma velocidade de 60 km/h com a tecnologia ligada o carro parece estar mais devagar devido à atuação dos freios, o que confere segurança e conforto.

Publicidade
Modelo tem motor, que entrega 150 cv com torque de 34,7 kgfm de torque
Modelo tem motor, que entrega 150 cv com torque de 34,7 kgfm de torque Modelo tem motor, que entrega 150 cv com torque de 34,7 kgfm de torque

Por fim, avaliamos o controle de tração, que ajuda a Sprinter a vencer obstáculos sem dificuldades jogando a força da tração para as rodas que precisam de mais força para tracionar.

Modelo completou 25 anos de mercado brasileiro
Modelo completou 25 anos de mercado brasileiro Modelo completou 25 anos de mercado brasileiro

Histórico da Sprinter

A primeira geração da Mercedes-Benz Sprinter foi lançada no Brasil em 1997 como resposta direta à invasão das vans asiáticas e da nova geração da Kombi que estreava no mesmo ano. A segunda geração chegou em 2012, quando manteve o design, mas com lanternas maiores. Já a terceira geração e atual foi lançada em 2019, quando recebeu faróis mais finos e uma ampla grade frontal com um novo desenho além de melhorias na carroceria é maior tecnologia.

NOVA FORD TRANSIT FURGÃO está de volta! Vai vencer a tradicional Mercedes Sprinter? Veja o vídeo!

De acordo com a montadora, ao longo destes anos foram vendidas mais de 180 mil unidades da Sprinter, que concorre atualmente com a nova Ford Transit, Fiat Ducato e Renault Master.

*Com a colaboração Felipe Salomão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.