Citroën lança C3 e Aircross XTR de apelo aventureiro: já dirigimos
Versão de apelo aventureiro recebe pneus de uso misto e melhorias no acabamento
A Citroën está lançando no Brasil a linha 2026 do C3 incluindo como novidade a versão XTR para o Aircross (que oficialmente deixa de ser C3) e também para o C3 hatch. A versão “XTR” de apelo aventureiro já havia aparecido em 2006 e durou alguns anos na antiga geração do compacto. Agora a ideia é a mesma: um apelo leve de aventura onde mudam o visual, alguns acabamentos internos e também os pneus. O R7-Autos Carros já dirigiu a novidade pelas ruas do Rio de Janeiro.
Mas a ideia é distinta nos dois produtos. No Aircross se trata de uma nova versão topo com motor turbo T200 e câmbio automático enquanto no hatch é uma versão de entrada mais equipada com motor 1.0 Firefly e câmbio manual.
Citroën C3 e Aircross XTR
Trazem uma proposta mista e apelo off road leve. A linha traz emblemas exclusivos “XTR” no capô e laterais de porta, dianteira com acabamento escuro e rodas de liga leve cinza aro 15 no C3 e 17 polegadas no Aircross com pneus especiais Pirelli Scorpion ATR.
Uma evolução sutil está no acabamento interno que é escurecido, os bancos tem novos revestimentos e o painel recebe uma cobertura sintética que imita couro como um “soft touch”.
No caso do SUV na traseira há novos emblemas “Aircross”centralizado e detalhes de acabamento nos pára-choques. Está disponível nas cores preto, branco e cinza. O Aircross tem acabamento escuro na grade e suando o C3 permanece com o mesmo estilo já conhecidos.
O C3 XTR hatch também ganha painel colorido digital antes disponível só no Basalt e Aircross. Há novas tomadas USB-C para carga rápida de celulares.
No interior a linha XTR traz um tecido de revestimento no painel, pomo de cambio e volante todos com costura verde. Os bancos em couro recebem a aplicação do logo “XTR” cinza e verde na parte superior.
Motorização
O motor do C3 XTR é o 1.0 Firefly de 71/75cv combinado com câmbio manual de cinco marchas e no Aircross é o T200 1.0 turbo de 125/130cv e 20kgfm de torque combinado com câmbio automático do tipo CVT que simula sete velocidades.
Teste rápido com as novidades
No caso do C3 XTR hatch a direção muda muito pouco em função apenas dos pneus que melhoram o conforto a bordo. O C3 é um carro bem simplificado no contexto geral mas traz boas surpresas como ar condicionado digital além dos itens mais comuns já conhecidos como painel digital agora colorido de 7,7” e multimídia de 10”.
Dirigimos o C3 hatch e o Aircross nas ruas e estradas da região oeste do Rio de Janeiro entre o Recreio dos Bandeirantes e a região praiana de Guaratiba.
O motor Firefly segue adequado para um carro de entrada com seus 75cv, câmbio de engates longos e suspensão macia até demais. Com os novos pneus de uso misto e rodas aro 15 é possível sentir um pouco mais de segurança a bordo.

Já no Aircross com motor T200 há uma proposta de melhor desempenho e isso não mudou. Os 130cv e 20kgfm de torque empurram o SUv compacto com facilidade. Na linha 2026, os botões do vidro traseiro agora também estão disponíveis para o motorista que antes precisava se esticar buscando o acionamento no console central. Também há dois pontos de carga USB-C mas só no banco traseiro.

O Citroën C3 hatch XTR 2026 custa R$ 88,9 mil e o Aircross XTR sai por R$ 129,9 mil.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
