Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Civic Type R: esportivo da Honda pode ser usado também no dia a dia

Esportivo tem quase 300 cv e câmbio manual com visual invocado, mas custa R$ 434,9 mil

Autos Carros|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.

  • Google News

Lançado finalmente no Brasil neste ano, o Civic Type R é um esportivo com 26 anos de trajetória no Japão e em outros países. E, com apenas 100 unidades disponíveis em um lote neste ano, os fãs da marca já encomendaram as 100 unidades do carro, que chega a custar R$ 434,9 mil. Mas será que o Type R pode ser usado no dia a dia?

Honda Civic Type R tem 4,59 metros de comprimento
Honda Civic Type R tem 4,59 metros de comprimento

E o que faz do Type R um “Civic” tão especial? O R7-Autos Carros usou o esportivo por uma semana nas ruas depois de testar a novidade em uma pista de verdade. Com visual esportivo, o Type R é baseado na versão hatch do Civic, com produção concentrada em Saitama Yorii, no Japão. E do modelo que o consumidor conhece ele traz basicamente a plataforma, o painel e alguns comandos. Andar com ele por aí é ter nas mãos um produto exclusivo.


O Civic foi planejado para um rodar esportivo de performance sem abrir mão da personalidade para um carro do cotidiano. Na cor Blue Racing Pearl sólido e brilhante, ele simplesmente arranca suspiros do público nas ruas. E isso porque pouca gente sabe que ele tem capô de alumínio, entradas de ar funcionais e tampa do porta-malas em resina. Com o aerofólio em destaque, o carro fica ainda mais esportivo e gera 59 kg de pressão, mantendo o carro mais preso ao solo. 

A bordo do Type R, esqueça o motor híbrido do e:HEV. O esportivo tem motor 2.0 VTEC


quatro cilindros turbo de 297 cv e 42,8 kgfm de torque com tração dianteira. E o câmbio é manual de seis velocidades bem escalonadas, até que se pisa fundo no acelerador. Nas ruas, vai bem, mas basta se empolgar um pouco nas avenidas para que ele mostre do que é capaz. Mesmo assim, ainda é "dócil" na alavanca precisa, na dosagem do acelerador Civic Type R: esportivo da Honda pode ser usado também no dia a dia — e, embora seja baixo (e facilmente raspe em lombadas e valetas), sim, é possível andar de Type R por aí.

O Civic gruda o motorista no assento de suede com suporte lateral e perfil de concha. E breca muito bem com os freios Brembo a disco nas quatro rodas e com pistões de pressão feitos só para o Civic. Os pneus são 265/30 R19 da Michelin e as rodas são de alumínio. 


Mas tem mais, sendo precisos controle e apetite para domar o Type R. Ele tem suspensão firme e de atuação precisa, capaz de controlar ao máximo o piloto mais indócil. Há modo de condução conforto, race e ajustes especiais Log-R na multimídia com detalhes de força G, pressão da turbina, posição do pedal da embreagem, temperatura de ar da admissão e outras informações na multimídia. O painel é digital, mas com instrumentação analógica, que também avisa toda vez que a rotação sobe. E ela sobe bem rápido…

Cluster digital e personalizável do CivicType R
Cluster digital e personalizável do CivicType R

O novo Honda Civic Type R vem equipado com pacote Honda Sensing, que traz sistema de frenagem para mitigação de colisão, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de permanência em faixa, sistema de mitigação de evasão de pista e ajuste automático do farol. O bólido tem ainda dez airbags, frenagem de emergência, assistente de tração e estabilidade, assistente de partida em subida, entre outros, além de sistema de som Bose com 12 alto-falantes, multimídia de 9 polegadas, ar-condicionado automático de duas zonas, e mais.

Type R com "asa traseira" que fornece o downforce de 59kg
Type R com "asa traseira" que fornece o downforce de 59kg

Para o uso no cotidiano, o Civic Type R não foi feito para clientes discretos. O azul combinando com rodas pretas e os detalhes dos freios em vermelho, assim como o interior, chamam atenção. Pena que seja baixo e raspe com facilidade nas esburacadas ruas do Brasil. O hábitat natural do Type R é mesmo uma boa pista, onde ele pode chegar ao seu máximo de performance.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.