Com Lula e Alckmin, BYD inaugura fábrica em Camaçari (BA)
Unidade vai montar até 150.000 unidades de veículos elétricos e híbridos na região
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A BYD inaugurou nesta quinta-feira (9) a primeira fase da fábrica de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Também participam o presidente da BYD, Wang Chuanfu, vice-presidente Sênior Alexandre Baldy e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Lula relembrou que “a Ford nos deixou, mas tivemos a oportunidade de recomeçar”, em referência à marca que fechou as portas na região em 2021. O presidente também destacou o início da negociação do tarifaço com os Estados Unidos e o potencial do setor automotivo. “Vamos continuar ampliando nossa parceria com a China, fortalecendo o sul global”, disse.

“Certamente o preço do carro da BYD vai baratear para que os trabalhadores possam comprar”, disse o presidente. “Não sei como é na China, mas no Brasil a marca que produz vende mais barato para o trabalhador que ajudou a fabricar aquele carro”.

Depois da apresentação, Changfu apresentou a Lula o Song Pro flex, veículo híbrido que será produzido no complexo. Lula assinou a carroceria do veículo de forma simbólica. Já o vice-presidente Geraldo Alckmin lembrou que a Bahia tem um polo petroquímico, naval e, agora, investimentos no setor automotivo. “São 260 mil m² de área construída, no contexto de uma indústria verde, sustentável, competitiva e exportadora, pois daqui vão sair veículos para a nossa região”.
BYD no Brasil
A unidade volta funcionar quatro anos após o encerramento das atividades fabris da Ford Motor Company, que ocupou o local entre 2001 e 2021. Em 2023 foi assinado um termo de cooperação entre o governo do estado da Bahia e o governo federal com a BYD.

A unidade de 4,5 milhões de metros quadrados tem capacidade para montar até 150.000 veículos por ano e deverá chegar a 300.000 unidades. Alexandre Baldy, vice-presidente da empresa, relembrou que a marca começou no Brasil com a produção de ônibus, painel solares e, agora, a estratégia culmina com a inauguração do complexo industrial baiano.

“Era um espaço vazio e acreditamos que aqui poderia haver futuro. Transformamos essa área. A Bahia entra na era da eletromobilidade sustentável e a partir de Camaçari teremos veículos limpos, inteligentes e produzidos com o talento dos brasileiros”, exaltou.

Stella Li, vice-presidente executiva global da BYD e CEO da BYD nas Américas, disse que “a nova unidade é a fábrica mais moderna da América Latina feita pela marca número um na produção de veículos limpos no mundo”.

O fundador e presidente da BYD, Wang Changfu, também falou sobre a história da marca, que começou em 1994 fabricando baterias para celulares.
Obras e investimentos na região
O complexo envolve um investimento de R$ 5,5 bilhões e ocupa uma área equivalente a 645 campos de futebol com 4,6 milhões de m². As obras desde a aquisição do terreno na Bahia até a conclusão duraram 15 meses.

A fábrica já gerou 1.500 postos de trabalhos, mas os planos da BYD e de alcançar 20 mil empregos diretos e indiretos na região.

Porém, ao longo do tempo, a BYD enfrentou problemas como uma ação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que encontrou 160 trabalhadores chineses em situação precária.
Após um ajustamento de conduta, a BYD informou ao Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) que o contrato com a construtora Jinjiang Construction Brazil Ltd havia sido rescindido.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
