Autos Carros Como lavar o carro em casa economizando água em 6 passos

Como lavar o carro em casa economizando água em 6 passos

Água, sabão, esponja e microfibra garantem um trabalho simples e eficiente em casa 

Resumindo a Notícia
  • Lavagem protege a carroceria da poluição, sujeira e também a pintura e os plásticos

  • Antes de iniciar tudo isso deixe o carro na sombra, jamais sob o sol

  • Com uma mangueira ou balde, molhe a carroceria e depois com sabão neutro

  • Use um pano de microfibra macio para secar o carro

Toalhas de microfibra são essenciais na hora da limpeza

Toalhas de microfibra são essenciais na hora da limpeza

Internet/Reprodução

Lavar o carro é mais do que uma mera vaidade de exibi-lo brilhando por aí. A lavagem protege a carroceria da poluição, sujeira e também a pintura e os plásticos. Com o aumento de custos nos últimos anos,  muita gente opta por lavar o carro em casa mesmo. Veja alguns passos simplificados para lavar o carro usando pouca água e o mínimo de equipamentos:

LAVAGEM A SECO FÁCIL E RÁPIDA. Veja o vídeo!

Prepare água limpa (mangueira ou balde), pano de microfibra bem macio, detergente neutro e esponja macia. Limpe o interior do carro removendo itens desnecessários: embalagens, sacolas e outros itens. E antes de iniciar tudo isso deixe o carro na sombra, jamais sob o sol.

Para finalizar o serviço de lavagem a seco passe pela lataria do carro uma toalha de microfibra seca

Para finalizar o serviço de lavagem a seco passe pela lataria do carro uma toalha de microfibra seca

Internet/Reprodução

Com uma mangueira ou balde, molhe a carroceria e depois com sabão neutro e água (detergente comum, nunca sabão em pó), use uma esponja suave para esfregar suavemente a superfície começando pelo teto, depois capô e porta-malas, por fim as laterais e as rodas, nessa ordem. Vá enxaguando as partes assim que ensaboar evitando que o sabão grude e manche a pintura. Deixe as rodas por último e aproveite a água que escorreu da carroceria para esfregar bem as rodas com sabão. Enxágue a seguir.

Com uma mangueira ou balde, molhe a carroceria e depois com sabão neutro

Com uma mangueira ou balde, molhe a carroceria e depois com sabão neutro

Getty Images

Use um pano de microfibra macio para secar o carro. Não use flanelas ou panos de fibra grossa que podem riscar. A microfibra facilita o trabalho e pode ser facilmente comprada em supermercados e lojas hoje em dia.

Internet/Reprodução

Após o fim da lavagem, vale a pena aplicar uma cera para proteger a carroceria especialmente no Brasil onde a incidência de sol é muito forte. Ceras líquidas devem ser aplicadas com esponja seca e depois a remoção deve ser feita com microfibra limpa e seca. Sempre aplicar em partes separadas e remover a seguir. Na parte interna é possível usar aspirador evitando passar nos plásticos o que pode riscar o acabamento do veículo. O mesmo pano úmido usado na secagem pode ser usado para tirar a poeira interna.

COMO LAVAR O CARRO A SECO EM CASA - dicas e passo a passo linha Jet Street

Sempre evite usar produtos abrasivos com bicarbonato, soda, “limpa baú” e outras soluções agressivas para a superfície metálica ou plástica. Com isso, é possível lavar o carro em casa gastando pouca água e fazendo uma limpeza eficiente.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas