Exclusivo: a estratégia da Volvo para vender seu novo carro elétrico
Com proposta de “luxo acessível”, EX30 desembarca com preço equivalentes aos de um Jeep Compass, Volkswagen Taos e outros modelos a combustão
O Volvo EX30 marca um novo momento da eletrificação da marca no Brasil. Usando uma plataforma desenvolvida pela Geely, dona da Volvo na China o projeto do EX30 incluirá novos produtos 100% elétricos. E para fazer desse carro um produto de maior volume, o R7-Autos Carros ouviu o presidente da Volvo do Brasil, Marcelo Godoy.
Godoy destacou que a marca quer chegar ao fim do ano com 8.000 unidades do EX30 entregues, número bem expressivo para uma rede com cerca de 50 pontos de venda.
A Volvo promete iniciar uma campanha de mídia baseada no que chama de “luxo acessível” uma vez que o EX30 tem preços entre R$ 229 e R$ 293 mil, valor inicial um pouco acima de um Jeep Compass ou Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos por exemplo. “Vamos falar de preço pois o cliente pode achar que o carro não é para ele. Claro que não é para todo mundo. Mas se você não coloca o preço o cliente pode achar que aquele veículo não é para ele”, destaca o executivo lembrando que metade dos compradores do EX30 até agora não vieram de outras marcas de luxo.
E para esse volume a Volvo não deve aumentar a rede de concessionários neste momento. “Não iremos ampliar a rede de concessionários mas seguindo nossa estratégia oferecer treinamento, capacitação e prepará-los para esse volume mais forte complementando a linha de elétricos que já temos no portfólio”, disse.
Até agora, a Volvo vendeu 2.000 unidades na pré venda aberta em outubro do ano passado. Os primeiros carros começam a chegar aos clientes neste mês. “Tudo dentro do previsto, até adiantamos um pouco o prazo inicialmente estabelecido na pré venda” disse Mirella Cambrea, diretora de Marketing da Volvo.
Os novos executivos assumiram seus cargos em abril enquanto Marcelo Godoy, que foi alçado da diretoria de finanças da Volvo para a presidência da filial brasileira. “Eu venho do mundo financeiro e me interessam os números e as metas” disse.
Na apresentação do Volvo EX30, os executivos da marca destacaram itens como a plataforma moderna, os investimentos em carregadores rápidos pelas estradas cobrindo trechos que chegam aos 2.000km. Guilherme Galhardo.
Head eletrificação e diretor de digital da Volvo disse: “Conseguimos aprovação de 70 milhões para instalar 101 carregadores rápidos nas estradas do Brasil. Lançamos um aplicativo e em menos de 1 ano são 10 mil usuários. Temos 50 carregadores de carga rápida totalizando 100 Conectando 19 mil km em quatro regiões”
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.