Fiat Topolino retorna à Europa como carro urbano e elétrico
Modelo terá autonomia de 70km e o mesmo motor do Citroën Ami elétrico
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Um ícone do design e do movimento de motorização da Europa está prestes a voltar. O Fiat Topolino teve sua primeira imagem divulgada e voltará como carro urbano elétrico usando a base do Citroën Ami.

Segundo a Fiat o clássico volta para “fazer os jovens se apaixonarem por carros outra vez” e será focado no transporte acessível e sustentável para o ambiente urbano.

Visualmente o novo Fiat Topolino não esconde a base do Citroën Ami com a cor teal blue, baseada no tom usado pelo primeiro Fiat 500 que estreou em 1957, ano em que o Topolino saia de cena na Itália. O modelo traz itens como teto solar e acabamento interno baseado no 500 Joly, uma versão de apelo jovial do carro com estilo típico dos anos 1950.

A Fiat não confirmou nenhum dado técnico mas o Ami usa motor elétrico de 8cv e baterias de 5,5kw, conjunto suficiente para chegar a 45km/h de velocidade máxima é uma autonomia máxima de 75km por recarga feita em até 3 horas em tomada de 220V.

Produzido no Marrocos, o Citroën Ami e o Opel Rocks-e deverá abrir espaço em breve para a linha do Topolino que deverá ter as mesmas medidas que seus irmãos: 2,41m de comprimento, 1,39m de largura e 1,52m de altura. Seu peso total aproximado será de 485kg.

Ainda é cedo para dizer quando o Topolino vai chegar ao mercado. O Citroën Ami custa em torno de 3.800 euros (cerca de R$ 21 mil) na França mas o Topolino, com acabamento diferenciado, poderá ser mais caro quando chegar efetivamente ao mercado europeu.
FIAT 500 custa R$ 239 mil + caro que um Compass diesel mas é ELETRICO Melhor que zoe, Bolt e Leaf? Veja o vídeo
A origem do Topolino
O Fiat 500 Topolino foi o primeiro carro popular da Fiat. Lançado em 1937, tinha linhas arredondadas e simpáticas, comportava quatro pessoas e seu motor tinha 569cm3 com parcos 13cv. Era bem mais barato que seu antecessor, o Balilla, e fez sucesso de imediato na Itália e depois em outros países da Europa até a chegada da II Guerra Mundial. Quando tudo se acalmou no Velho Continente o Topolino voltava com um novo projeto de design atualizado e motor com 16cv que seguiu fazendo sucesso até 1954 enquanto a denominação 500 seguiu até 1957. Nessa época estreava o Nuova 500, carro icônico para os europeus especialmente os italianos cujo legado segue até hoje no Fiat 500 a combustão e o elétrico 500e que temos por aqui.