GAC AION Y: testamos o SUV elétrico mais barato da marca
Elétrico tem preço competitivo e oferece amplo espaço e boa autonomia

A GAC chegou ao Brasil com cinco modelos híbridos e elétricos e uma estratégia agressiva. Quer vender 8.000 veículos esse ano e pular para 29.000 em 2026. Tem portfólio, preços interessantes e um desses produtos é o Aion Y, nisto de SUV e minivan com proposta de espaço interno e motorização elétrica. O R7-Autos Carros testou a novidade por uma semana.

O design está longe de ser uma unanimidade com faróis em “Y”, linhas fluidas que mesclam conceitos de minivan e SUV (segunda opção de acordo com a GAC), traseira de lanternas em peça única e molduras sobre os paralamas fogem para bem longe do óbvio.

O GAC AION Y também traz além da mistura de conceitos algumas soluções interessantes como bancos traseiros bem recuados criando um vão intermediário na cabine.

Com comprimento de 4,535 m, largura de 1,870 m de largura e entre eixo de 2,750 m, o GAC Aion Y Plus pode disputar no segmento de modelos a combustão como VW T-Cross e Hyundai Creta, além de híbridos e elétricos com BYD Song e GMW Haval. O porta malas de 361 litros não é grande mas é largo e profundo permitindo colocar objetos grandes.

Outro ponto interessante é o console central que acomoda porta objetos bem profundo, outro compartimento vazado abaixo, porta copos e serve como apoio de braço.

O motor elétrico tem 204cv e 22,9kgfm de torque. Chama a atenção à aceleração progressiva e bem honesta apesar do Torque baixo pois se trata de um veículo com proposta familiar. Assim, o GAC AION Y não “cola” o motorista no banco como um Dolphin Plus ou mesmo Ora 03 mas entrega potência gradativa.

Testamos o AION Y apenas na cidade mas de forma bem intensa. Ele rendeu 410km na cidade com uma só carga (ainda restou 10%), bem acima dos 318km declarados pelo Inmetro. Na média ele deve entregar 380 a 400km no uso urbano e 300 na estrada o que é uma boa autonomia para bateria de 63,2kw. O tempo de carga no wallbox residencial foi de 9h, um pouco lento visto que a entrada máxima de carga AC é de 6,6kwh.

O som a bordo, a conectividade da multimídia de interface mais genérica, agradam. É fácil conectar o celular e ajustar os modos de condução na tela. O Ayon Y também traz pacote ADAS completo com frenagem automática, manutenção do carro na faixa e controle adaptativo mas apenas na versão topo.

Por R$ 184,9 mil o GAC Ayon Y surpreende pela economia, espaço e relativa conectividade. No universo de carros familiares e elétricos há poucas opções além de um BYD Yuan Pro que roda bem menos com uma carga dando vantagem ao GAC.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












