Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Jeep Renegade encerra produção na Itália após 10 anos

SUV compacto abre espaço para o Avenger e outros eletrificados da Stellantis

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News

A Jeep encerrou oficialmente a produção do Renegade na fábrica de Melfi, na Itália, após mais de uma década de fabricação. O último exemplar do SUV compacto deixou a linha de montagem na última sexta-feira (17), marcando o fim de um ciclo iniciado em 2014 mas o anúncio já havia sido feito em agosto conforme noticiamos no R7-Autos Carros. A produção do modelo, porém, seguirá por mais algum tempo no Brasil, na planta de Goiana (PE), onde o utilitário ainda é montado para o mercado latino-americano. Por aqui o Jeep Renegade já foi líder de mercado mas segue como um dos modelos compactos mais relevantes.

Stellantis fábrica em Melfi na Itália Stellantis Divulgação

Segundo os representantes sindicais Florence Costanzo e Giuseppe Palumbo, da Ugl Metalmeccanici, o encerramento da produção do Renegade em Melfi acontece um ano após a descontinuação do Fiat 500X, que compartilhava a mesma base e também era produzido na unidade.


Stellantis fábrica em Melfi na Itália Stellantis Divulgação

O representante do governo local em Melfi, Gerardo Evangelista lembrou que a chegada do Jeep Renegade e do 500X em 2014 marcou uma nova fase para a indústria automotiva italiana. “Naquele momento, 1.848 jovens foram contratados em regime permanente, elevando o total de trabalhadores para cerca de 7.200 pessoas — um resultado extraordinário que impulsionou o PIB, as exportações e o desenvolvimento do sul da Itália”, destacou.

Stellantis fábrica em Melfi na Itália Stellantis Divulgação

Evangelista também ressaltou que o encontro previsto entre o CEO da Stellantis, Antonio Filosa, e os sindicatos será fundamental para discutir o futuro da fábrica e garantir a continuidade dos empregos.


Stellantis fábrica em Melfi na Itália Stellantis Divulgação

Produção será substituída por novos modelos elétricos e híbridos

Stellantis fábrica em Melfi na Itália Stellantis Divulgação

A planta de Melfi já iniciou a transição para a nova geração de veículos baseados na plataforma STLA Medium, que servirá de base para diversos modelos do grupo Stellantis. O primeiro deles é o DS8, seguido do novo Jeep Compass. A partir de 2026, a unidade também produzirá o Lancia Gamma e o DS7, ambos em versões híbrida e elétrica.


Auto Mais

De acordo com relatório da Fim-Cisl, a produção da fábrica caiu 87% em relação ao período pré-pandemia. Entre janeiro e setembro de 2024, apenas 26.850 unidades foram montadas — metade do volume registrado no mesmo período de 2023. Desde 2021, cerca de 2.370 trabalhadores deixaram a empresa por meio de planos de demissão voluntária, reduzindo o quadro total para 4.670 funcionários.

Com a despedida do Jeep Renegade, a Stellantis abre caminho para uma nova fase em Melfi, agora centrada em veículos eletrificados de maior porte. O modelo, que foi um dos responsáveis pela expansão global da Jeep na última década, não terá sucessor direto no curto prazo.


Na Europa, o Avenger funciona como um veículo de acesso a marca e suas vendas vão bem. No entanto, o Avenger é menor e menos potente que o Renegade deixando uma lacuna importante para a marca.

Jeep Renegade Longitude Night Eagle Marcos Camargo Jr 21.08.2025

No Brasil o Renegade seguirá em produção por alguns anos. Ele terá um facelift no próximo ano com a previsão de ser um veículo híbrido. Atualmente vende entre 3 e 4 mil unidades por mês o que é bem relevante no nosso mercado.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.