Lavar o carro no posto danifica a pintura? Veja mitos e verdades
Lavagem pode riscar sem os devidos cuidados

Lavar o carro hoje em dia é exercício de paciência e esforço, especialmente para quem mora em apartamento e não tem uma garagem com água e lavadoras de alta pressão. A maioria das pessoas recorre às famosas “duchas”, que são rápidas, prometendo a manutenção da pintura, remoção da sujeira e o carro brilhante como resultado.

Porém, alguns produtos e equipamentos podem danificar a pintura de forma permanente. Mas o que é mito e o que é verdade no assunto da lavagem do carro. Ducha de posto risca? As escovas riscam a pintura? E a cera líquida que promete brilho instantâneo funciona?
Lavar o carro nos escovões risca?
Sim, a probabilidade é muito grande. As escovas rotativas usadas em lava rápido de posto podem riscar a pintura e lançar sujeira sobre o veículo. Tudo depende do tipo de material do qual é feita a escova e como a água é utilizada e reaproveitada.

As escovas podem riscar pelo movimento giratório, pelo tipo de sabão pouco concentrado que é injetado sobre a carroceria e pelo desgaste do equipamento. O ideal é que a escova seja de microfibra ou mesmo de polietileno, PP e PVC, mas ela precisa de limpeza frequente para que as sujidades não sejam lançadas sobre os veículos durante a operação.
Água de reuso requer cuidado
Boa parte dos lava rápidos usam água reaproveitada, a famosa “água de reuso”. Com ela, a água que vem da rede é usada na lavagem e depois captada por valetas que escoam o líquido para um tanque inferior.
Depois essa água é filtrada em sistemas similares a peneiras e reutilizada. Esse procedimento é normal, mas a falta de manutenção e limpeza podem prejudicar a limpeza. É preciso ficar atento.

Cera líquida traz brilho?
Pode trazer brilho instantâneo, mas não tem duração nenhuma sobre a carroceria do veículo.
As ceras de brilho rápido aplicadas nos lava rápidos contém produtos de ação superficial. A única cera que é efetiva precisa ser aplicada sobre a pintura com espuma ou flanela para limpar as sujidades e promover brilho.
O ideal é sempre encerar de forma manual, pois apenas lançar o produto sobre a carroceria não traz efeito nenhum.

A boa fórmula de água e sabão neutro ainda é a mais indicada para quem quer cuidar do carro e deixá-lo com a pintura protegida. Nessa operação, que pode ser feita com água corrente ou com água pressão, basta pulverizar sobre o veículo e depois esfregar o sabão, enxaguando como o último passo.
Para secar, são indicadas as flanelas de microfibra que não riscam a pintura. O enceramento pode ser feito com produtos do tipo carnaúba e de preferência à base de água que são fáceis de aplicar, não trazem solventes que danificam a pintura e devolvem efetivamente o brilho ao veículo.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













