Lembra da Kombi? Conheça a versão 2025 vendida na Europa
Minivan recebe facelift na Europa e é a herdeira natural da Velha Senhora
Por aqui a Kombi teve a vida mais longa do que na Europa. Muito mais. As primeiras unidades chegaram em 1950, foi nacionalizada em 1957 e só deixou de ser produzida em 2013. O Volkswagen Type 2, a Kombi, carrega um carisma transferido para o ID.Buzz. No entanto, suas herdeiras naturais ao longo do tempo, a Transporter e Caravelle, acabam de mudar na Europa.
A nova VW Transporter T7, baseada na mesma plataforma da nova Ford Transit Custom, oferece uma gama versátil de motorização, incluindo opções a diesel, híbrida plug-in e totalmente elétrica.
Essa nova geração chega em diversas configurações, incluindo veículos comerciais leves (furgão, furgão plus e cabine dupla) e versões de passageiros (Kombi e Caravelle). Para quem precisa de mais espaço, a Transporter T7 também oferece opções com teto alto e entre-eixos alongado, para transportar mais carga ou passageiros.
Como era de se esperar, a VW Transporter e a Caravelle compartilham proporções e várias peças da carroceria com a Ford Transit/Tourneo Custom. No entanto, os designers da Volkswagen se esforçaram para diferenciar seus modelos, incorporando elementos de design exclusivos.
O destaque é a frente renovada, que combina traços de design tanto da Multivan quanto do ID. Buzz. Toques distintivos da VW incluem uma linha de cintura plana ao longo das janelas laterais e lanternas traseiras de LED inspiradas na Amarok, com inserções na cor da carroceria.
Por dentro, a cabine se assemelha bastante ao layout da Ford, contando com um cockpit digital de série, com um painel de instrumentos de 12 polegadas e uma tela de infotainment de 13 polegadas, além de várias soluções práticas de armazenamento.
A van azul mostrada nas imagens representa a Caravelle na versão topo de linha Style, projetada para nove passageiros, enquanto o furgão verde-amarelo Transporter exibe a robusta variante PanAmericana. O modelo PanAmericana se destaca com para-choques pintados, para-lamas e molduras laterais combinando, além de rodas de liga leve Indianápolis de 19 polegadas. No interior, há soleiras iluminadas de aço inoxidável, detalhes em preto brilhante e tecidos exclusivos nos assentos com a marca PanAmericana.
Em termos de especificações, a VW afirma que a T7 oferece “mais espaço, capacidade de carga, capacidade de reboque e eficiência” em comparação com sua antecessora. A T6.1 foi descontinuada no início deste ano por não estar em conformidade com os regulamentos mais recentes de cibersegurança da União Europeia. E pelo visto, vão gerações além da Velha Senhora que conhecemos aqui.
KOMBI PODE SER SEU CARRO DO DIA A DIA? Veja essa customizada com motor a ar e detalhes especiais. VEJA O VÍDEO!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.