Montadoras apostam em Lives para vender carros: tendência?
Em tempos de pandemia ferramentas online aproximam consumidor das concessionárias
Autos Carros|Marcos Camargo Jr
Com a retomada das vendas de veículos novos, as marcas tem aprimorado a experiência do consumidor para efetivamente fechar negócios. E vale tudo enquanto o comprador parece distante do showroom. Uma das tendências é a de fazer lives de ofertas via redes sociais.
Atualmente, marcas como Jeep, Citroën e Volvo tem apostado neste nicho. Nacionalmente, a marca do grupo FCA impulsiona lives regionais feitas com concessionários o que aproxima o consumidor por geolocalização. A Volvo também programa para este final de semana o Selekt Special Sale apresentado por youtubers que vão destacar as ofertas no canal oficial da marca no Youtube.
No caso da Citroën, a iniciativa foi batizada de Digital Days, e incluirá no próximo final de semana pelo canal oficial do Youtube, condições diferenciadas para a aquisição da linha de modelos novos. A montadora promete descontos de R$ 10 mil e supervalorização de carros usados dados como parte do pagamento. “O Digital Days entrega para as pessoas uma nova e diferenciada experiência, em linha com os novos hábitos de consumo. Dessa forma, estamos presentes em toda a jornada de compra dos clientes, seja online ou offline”, explica o diretor de Marketing da Citroën, Sergio Davico.
Lives de ofertas também são usadas por montadoras como a Fiat, Caoa-Chery e Nissan para acelerar as vendas. O que muda é somente a regionalização. Enquanto algumas apostam em um pool de ofertas com preço único válido nos concessionários algumas iniciativas são regionais. A Ford, por exemplo, promove lives em regiões com maior presença da marca como São Paulo e Campinas envolvendo concessionários da região. Assim, montadoras apostam em novas ferramentas fazendo jus ao crescimento de 51% no e-commerce do país desde o início da pandemia.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.