Nova geração do Audi Q3 evolui, mas design gera controvérsias
SUV compacto ganha versão PHEV evoluída e mantém 1.5 TFSI e 2.0 TFSI a gasolina ou diesel na Europa

Nesta semana a Audi apresenta na Europa a nova geração do Q3. Feito sobre a nova plataforma híbrida e modular PPC, o novo Q3 vem na sequência dos novos A5, Q5 e também dos novos A6 e Q6 E-Tron. No Brasil, o último lançamento foi o novo A3 hatch 2026.
Essa é a terceira geração do Q3 que muda por inteiro trazendo mais eletrificação para a linha e melhorando a performance como um todo. No entanto, o novo design dividiu opiniões na Europa, sendo que aqui ainda não há uma previsão para que o Q3 seja ao menos apresentado.

Novo design
O novo Audi Q3 dá ênfase a um desenho mais jovial e esportivo. Tem os faróis afilados e na linha do capô enquanto a grade Singleframe segue o padrão dos novos Audi. Os faróis, porém, trazem nova tecnologia de micro LEDs. São 25,6 mil microleds ajustáveis e segundo a Audi cada segmento de iluminação tem metade da espessura do fio de cabelo.

Na traseira, as lanternas são divididas, o que também dividiu as opiniões em torno do novo Audi Q3 que ganha o estilo similar a inúmeros SUVs chineses, sendo que a própria marca alemã quer recuperar seu mercado na China.

Na traseira o OLED da lanterna tem 36 segmentos e pode formar luzes ao gosto do dono assim como o logotipo da Audi é iluminado.
O para-choque também ganha elementos maiores em destaque com duas pontas mais abertas assim como escape mais oculto.
Interior do novo Audi Q3

A nova geração do Audi Q3 traz a identidade nova dos modelos alemães. O volante destacado em formato de bumerangue, novo sistema operacional mais simples e eficiente e painel digital de 11,9 polegadas e tela de 12,8, mas sem a terceira tela dos passageiros.

O sistema operacional é o Android Automotive, pensado exclusivamente para a Audi. Há inovações como um novo tratamento de isolamento acústico com vidros laminados, alavanca multifuncional atrás do volante, câmbio com ajuste por botões, múltiplos porta objetos e mais comandos concentrados na multimídia.

Motor do Audi Q3 2026
Há uma série de novidades com maior presença da eletrificação e uma versão PHEV evoluída. A versão de entrada do Q3 que não é um carro de luxo na Europa, tem motor 1.5 lTFSI de 150cv e 25,kgfm de torque com tração dianteira e câmbio de dupla embreagem.
As rodas são aro 17. Marcando mais um recuo diante das elevadas metas de eletrificação do passado, a versão intermediária do Audi Q3 tem motor 2.0 TFSi de bons 264cv e 40kgfm de torque com tração Quattro e até o 2.0 TDI diesel de 150cv e 36kgfm de torque, mas com tração dianteira.

O Audi Q3 PHEV deve ser a versão de maior destaque combinando o 1.5 TFSI turbo de 150cv com um motor elétrico que resulta em 272cv e 40kgfm de torque com baterias de 19,7kwh e autonomia elétrica de 120km (WLTP). Essa solução vem com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira.
O preço no mercado europeu parte de 44 mil euros, cerca de R$ 280 mil e a pré-venda já está aberta em alguns países. O novo Q3 pode e deve chegar ao Brasil, mas isso não deve ocorrer antes de 2026.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
