Nova Pajero Sport é raiz com disfarce Nutella e preço premium
Nova Pajero Sport é raiz com disfarce Nutella e preço premium Nova Pajero Sport é raiz com disfarce Nutella e preço premiumNova Pajero Sport
Autos Carros|Por Marcos Camargo
A nova Pajero Sport lançada no mercado há dois meses é um misto de propostas no mínimo inusitado. No desenho arrojado com vincos fortes e a traseira polêmica a ideia é transmitir modernidade enquanto no motor a força bruta faz do SUV um legítimo off road. Por outro lado o preço alto mostrando que unir design e função não é tarefa fácil nem para todo mundo.
Assim foi nosso primeiro contato com a Pajero Sport que chega importada da Tailândia em versão única, a HPE, por R$ 265.990. É bastante, mas atributos não faltam para justificar o preço ainda que a chegada dela por aqui tenha atrasado um bocado. Na Ásia ela estreou em 2015.
Rua rua, na chuva, na fazenda
A fórmula é conhecida mas o conjunto merece elogios. A Pajero vem com motor diesel 2.4 litros MIVEC que desenvolve 190cv com 43,9kgfm de torque turbo com injeção direta. Ao primeiro contato, se mostra bastante eficiente e silencioso aliado ao câmbio automático Aisin de oito velocidades que permite trocas manuais.
Com tração integral, usa o sistema Super Select II com o tradicional botão giratório que permite explorar as opções 4×2, 4×4, 4×4 com diferencial bloqueado e 4×4 com reduzida para situações extremas além de modos de condução específico para pedras, lama, areia e neve. No painel, os modos de condução exibem gráficos bonitos para mostrar o ajuste de cada tipo de terreno. Faz parte do jeito Nutella. São 30 graus de ângulo de entrada e 24,2 graus de saída, mais um indício de um projeto de carro apto para uso misto.
À vontade na lama
No primeiro contato com a Pajero Sport foi possível levá-la a uma pista off-road com trechos de até 45° de inclinação lateral, descida em tobogã e até trechos de 70mm de água, que a Pajero venceu sem dificuldade. Em trechos de chão batido e com lama, ponto de destaque para os novos bancos com dupla camada de espuma que absorvem ao máximo as irregularidades exceto na última fileira de bancos, que é menor e mais desconfortável.
A nova Pajero Sport tem conjunto de segurança que inclui 7 airbags, controle de estabilidade e tração, controle de descida e subida, assistente de troca de faixa e pontos-cegos, sistema de prevenção de aceleração involuntária, frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e freios antitravamento com distribuidor de frenagem.
Feita para poucos, é notável que a nova Pajero Sport faz bonito em terrenos difíceis. É a rival direta da Toyota Hilux SW4 e da Chevrolet Trailblazer que são mais baratas mas não encaram uma trilha com a mesma destreza do Mitsubishi. Para quem precisa viajar por trechos de pavimentação ruim, lama, terra e trechos off road o Pajero Sport servirá para uma boa aventura para famílias que podem pagar este preço no equipado SUV.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.